segunda-feira, 14 de março de 2016

...recordar 1 ano da Maria Miguel...

Cara Mónica Lopes,

Com um ano, a evolução do bebé é notável. Parece que foi ontem que abriu os olhos pela primeira vez, e ei-lo já a dar os primeiros passos (há bebés que começam a andar, com ou sem apoio, aos 12 meses, mas pode ser mais tarde) e a dizer as primeiras palavras.

Brincar e aprender, de preferência brincar aprendendo, são agora as suas principais ocupações. Ele escolhe e olha para os brinquedos. Gosta dos que se puxam por um fio e de atirar a bola, e não perde a oportunidade de mostrar o que é capaz de fazer. É importante valorizar as suas habilidades, pois estimula-o e dá-lhe segurança para tentar coisas novas. Bata palmas e vai vê-lo rir, vaidoso e confiante.

A sua personalidade começa a definir-se. Gosta de interagir e faz gracinhas, mas zanga-se  quando lhe tiram um brinquedo. É natural que comece a dizer as primeiras palavras com  significado, pois cada dia compreende melhor o que se lhe diz. Cante para ele e converse durante as rotinas, nomeando os objetos que utiliza (“fralda”, “leite”, “boneco”). Os bebés gostam muito de ouvir palavras com sons diferentes.

A massagem é ainda e sempre um dos momentos mais positivos para ele, pelas boas sensações que lhe provoca e pelo elo de intimidade que gera. Mais do que uma rotina, faça deste acto um ritual: use um leite hidratante, uma toalha turca grande, colchão e almofadas. A música é opcional, mas ajuda sempre a dar ambiente.

Com um ano, o seu bebé tem cada vez mais energia. Mas não descure nenhum pormenor. Leve-o ao médico regularmente e tenha sempre presente o seu plano de vacinas. Para o bebé tudo é futuro, e ele sabe que a mãe e o pai estarão sempre lá, a olhar por ele.

Assim como a Família Barral.

Sem comentários: