segunda-feira, 7 de março de 2016

...Concelho da Mealhada...



Verbas pontuais para eventos de associações terão regras

O Clube LusoClássicos enviou, para a Câmara Municipal da Mealhada, o seu relatório de atividades de 2016, com a finalidade da autarquia disponibilizar algum apoio financeiro aos seus eventos. O tema levou a uma discussão de ideias, por parte do executivo camarário, na manhã do dia 22 de fevereiro, tendo ficado estabelecido a exigência de algumas regras quando a autarquia disponibiliza verbas pontuais a eventos.
A Câmara Municipal da Mealhada disponibiliza subsídios anuais às associações desportivas, culturais, recreativas e juvenis, do concelho da Mealhada, depois de apresentado o relatório de atividades do ano transato. A verba é estabelecida mediante a atividade de cada associação, contudo, muitas delas pedem subsídios extras de apoio a eventos concretos, como foi o caso do Clube LusoClássicos.
Foi Arminda Martins, vereadora na Câmara da Mealhada, quem espoletou a “discussão”. “Estes eventos trazem muitas pessoas ao município, mas ficava bem, e uma vez que apoiamos, que nas lonas publicitárias estivesse o logótipo da autarquia. Já é o segundo ano consecutivo que isso não acontece e eu não gosto!”, começou por dizer a autarca, defendendo “que isso representaria um agradecimento a todos os munícipes, pois falamos de dinheiros públicos”.
Uma ideia apoiada por João Seabra Pereira, eleito pela coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, que afirmou: “A gratidão faz parte da educação”.
Guilherme Duarte, vice-presidente da autarquia, foi mais longe e sugeriu: “Deveríamos pedir um relatório final, depois dos eventos, que apoiamos individualmente, até para termos consciência se o que disponibilizamos é muito ou pouco”. E exemplificou: “Nós não fazemos ideia de quanto se gastou, no ano passado, com as Escolíadas”.
Arminda Martins, referindo-se ao caso contrato do Clube LusoClássicos, cujos eventos são alvo de uma inscrição, por parte dos participantes, que têm um custo, acrescentou: “Sabemos que são provas que trazem pessoas e geram economia local, mas devemos pedir dados de quanto custa cada inscrição em cada prova”.
Uma sugestão apoiada por Rui Marqueiro, presidente da autarquia, que declarou: “Vamos pedir informações, com carácter de urgência, nomeadamente, número disponível de inscrições e valor de cada uma. Só depois tomaremos a deliberação final”. “Após esta deliberação, iremos exigir também relatório final de balanço de cada evento, que apoiamos, e a obrigatoriedade do logótipo do Município na propaganda”, concluiu.

Clube LusoClássicos tem previstos novos eventos para 2016

O Clube LusoClássicos tem previsto para 2016, um conjunto de provas e atividades: Rampa Histórica Luso Bussaco nos dias 7 e 8 de maio (com dois dias de prova e não um, como habitualmente); Rally Histórico Luso Caramulo, de 3 a 5 de setembro; e participação na Feira do Automóvel Clássico em Lisboa em abril.
As novidades passam pela realização de um “Rally Legends” (com carros lendários dos anos oitenta e noventa) nos dias 18 e 19 de junho; e um Jantar de Gala comemorativo dos dez anos do Clube.
Para todos estes eventos, e baseados nas atividades dos anos anteriores, os dirigentes do Clube LusoClássicos estimam gastar cerca de trinta e dois mil euros.

Noticia de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 966, de 2 de março de 2016.

Sem comentários: