quinta-feira, 3 de março de 2016

..."Crime na Mealhada continua sem explicação"...



Eram 19h 42m de quarta-feira, dia 24 de fevereiro, quando os Bombeiros Voluntários da Mealhada foram acionados, pelo CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), para socorrerem duas vitimas, por agressão, numa habitação, situada num beco sem saída, denominado de Lagoa de Maria, transversal à Rua Mário Navega, na Mealhada. Já no local, e após chegada do médico da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), foi declarado, de imediato, os dois óbitos.
O casal - Jasmin Gonçalves Azenhas e Maria Rita de Jesus Pascoal –, junto há vinte anos, tinha uma relação, e segundo a população, “saudável, andando sempre abraçados pela rua e bem dispostos”. Ambos tinham setenta e três anos. Ele geria os postos de combustível em Sernadelo e outro no Luso. “Dona Ritinha”, como era conhecida, estava reformada da repartição na Mealhada das Finanças e de outro casamento, teve um filho, que foi assassinado há mais de duas décadas, na antiga Floresta, onde hoje se encontra o Parque da Cidade da Mealhada. O “pobre gasolineiro”, como Jasmin se autodenominava, tinha duas filhas, também de um anterior casamento, uma delas trabalhava com ele nos postos que geria.
“Até parece mentira. Era um casal que se dava super bem. Ele andava sempre bem-disposto e era uma ótima pessoa”, declarou, ao Jornal da Mealhada, um funcionário do posto de combustível, em Sernadelo, gerido por Jasmin Gonçalves Azenhas, o alegado autor da morte, com uma arma de fogo, da sua companheira, tendo de seguida se suicidado.
Houve quem tivesse estado com ele no dia da tragédia. “Encontrei-o eram 9 horas, no banco, e apesar de ele se rir e brincar, como sempre fazia, achei-o meio ‘apagado’ e questionei-o. Ele disse-me que há umas semanas se tinha aleijado na cabeça, acabando por levar alguns pontos e que, de vez em quando, ainda se sentia meio estranho e com tonturas”, declarou, ao nosso jornal, um conhecido da família.
Ao Jornal da Mealhada, Nuno João, comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, declarou que quando os elementos da corporação chegaram ao local, depois de acionados, “depararam-se com duas vitimas, com ferimentos na cabeça, provocadas por arma de fogo”. “Iniciámos logo as manobras de Suporte Básico de Vida e Reanimação, mas quando chegou o médico da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) foi declarado, de imediato, os dois óbitos”, concluiu ainda Nuno João.
No local da tragédia estiveram, para além dos Bombeiros da Mealhada, elementos do Posto da Mealhada da Guarda Nacional Republicana e agentes da Policia Judiciária de Aveiro.
Ambos os funerais se realizaram na passada sexta-feira, dia 26 de fevereiro, com celebração de missa na Igreja da Mealhada. As vitimas mortais foram sepultadas no Cemitério Novo da Antes.

Noticia de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 966, de 2 de março de 2016.
Fotografia de Ricardo Almeida

Sem comentários: