quinta-feira, 10 de março de 2016

...concelho da Mealhada...



“Meajovem” juntou 10 associações juvenis

As associações que trabalham com jovens no concelho da Mealhada reuniram-se, no sábado, dia 20 de fevereiro, na primeira edição do “Meajovem-2016”.
O encontro, que se realizou na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), pretendeu colocar os jovens a trocar ideias sobre as temáticas em que trabalham, do ambiente à cidadania, da defesa dos direitos humanos à inserção social, do desporto à cultura e educação. Houve também um painel de debate subordinado ao tema “As associações de jovens na sociedade: o panorama no concelho e desafios futuros".
A iniciativa contou com a presença de representantes da Federação Nacional das Associações Juvenis e do Instituto Português do Desporto e Juventude, que deram informações sobre aspetos relacionados com a organização das próprias associações e dos programas de apoio ao seu dispor. Do concelho da Mealhada estiveram representadas todas as associações ou grupos vocacionados só para jovens: Agrupamentos de Escuteiros de Casal Comba, Mealhada e Pampilhosa; Associação CADES - Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social; Grupo de Jovens de Barcouço; NJovem (Ventosa do Bairro); Escolíadas – Associação Recreativo-Juvenil; Grupo Cénico de Santa Cristina; Grupo dos Jovens Cristãos de Luso; e Associação de Estudantes da EPVL.
O Meajovem2016 realizou-se, no âmbito do Conselho Municipal da Juventude do Município da Mealhada, com o objetivo de proporcionar um espaço de divulgação das várias entidades dedicadas à juventude; possibilitar uma oportunidade de aprendizagem sobre o associativismo juvenil e as suas especificidades; divulgar as atividades das associações concelhias; e dinamizar o associativismo juvenil.
O dia terminou com um momento cultural proporcionado por elementos do Grupo Cénico de Santa Cristina.

“Ter um grupo é um privilégio”

Na sessão de abertura, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, declarou: “Acho importante que se juntem e defendam os vossos interesses. Nada se faz sem se lutar contra as adversidades e espero que vocês nos façam muitas criticas, pois, os políticos locais, e até os nacionais, não devem ser nada mais do que representantes dos munícipes. Eu represento cada um de vocês, sem exceção”.
“Este evento existe porque existem associações no nosso concelho”, começou por dizer Joana Sá Pereira, representante do Conselho Municipal da Juventude, que enfatizou: “A vossa mensagem e opiniões são fundamentais!”.
A última intervenção do painel coube a Daniela Esteves, presidente da Assembleia Municipal da Mealhada. “Não me canso de olhar para esta plateia e ver tantas caras jovens a um sábado de manhã”, afirmou a autarca, que focou a sua declaração no paradigma do “cara a cara” com a “tecnologia”. “Há muita riqueza em estar com as pessoas. Fico contente que o nosso concelho tenha tantas associações de jovens e que tenha adultos a olhar por elas”, continuou Daniela Esteves, que concluiu: “Ter um grupo é um privilégio. Louvo todos aqueles que estão aqui hoje porque significa que fazem parte de um grupo”.

Noticia de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 966, de 2 de março de 2016.

Sem comentários: