quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

...“natal luso-bussaco”...

Luzes, música e muita animação

A vila termal do Luso está “vestida” de Natal desde o passado mês de novembro. As luzinhas nas árvores e na rua, as músicas de Natal e a animação durante todos os fins-de-semana “trazem” ao centro localidade mais de um mês de festa, que só termina a 10 de janeiro. O programa é extenso e quem por lá passa garante que é animado.
Pelo quarto ano consecutivo, a associação lusense AquaCristalina realiza o “Natal Luso-Bussaco” que conta com a colaboração, para além da população do Luso, de diversas entidades parceiras: Fundação Mata do Bussaco, Dias do Avesso, Living Place, P8 eventos, Uakatá, Despert'art, Proliabike e DitoEFeito.
“O evento começou em 2012 pela empresa Dias do Avesso, do qual sou gerente. Foi um projeto piloto, que correu bem, e desafiámos os outros empresários e comerciantes a aderirem”, começou por explicar, ao Jornal da Mealhada, Inês Seabra, secretária da direção da associação AquaCristalina, que garante que o objetivo primordial é o da “captação de turistas”. “Estamos a tentar contrariar o turismo sazonal, que no Luso acaba por acontecer só no verão. Como sabemos que nos hotéis maiores, como o Grande Hotel e o Inatel, há famílias que já procuram o Luso no Natal e na Páscoa, achámos que fazia sentido oferecer mais alguma coisa, criando outros atrativos”, acrescenta Inês Seabra.
E para isso, o “Natal Luso-Bussaco” tem duas vertentes disponíveis: Iluminações de Natal, fruto de angariação de fundos realizada ao longo do ano; e um programa cultural centrado nas famílias, com atividades para os mais novos e mais velhos. “Longe do buliço de outros destinos típicos desta quadra, o Luso propõe-se a oferecer algo diferente, aquilo que é e tem de melhor: Um local belo, tranquilo e onde se respira natureza e bem-estar; onde as famílias podem viver a ternura desta época com atividades em família e espetáculos culturais para todas as idades que não perturbam a calma do local. Serenidade, harmonia e luz... assim se define o Natal Luso-Bussaco”, lê-se num comunicado de imprensa dos elementos da direção da associação AquaCristalina.
Mesmo no centro da vila, na Fonte de São João, está montada a Tenda de Natal, o espaço que todos os fins-de-semana recebe inúmeras atividades: Espetáculos todos sábados à noite (música, bailado, canto lírico, grupos corais, malabarismo, fantoches, etc.), Mercadinhos e Sabores de Natal aos domingos (até ao dia 25 de dezembro) e até uma grande festa de Natal para os mais pequenos a 19 de dezembro, a partir das 14 horas. Na noite do dia 19, mas à noite, haverá também uma peça de teatro baseado nos Contos de Aquilino Ribeiro, “Amá-la com histórias”.
Pelas ruas andará o já habitual “Natal Itinerante” que, todos os sábados e domingos de dezembro, fará circular, por vários espaços da vila e da Mata do Bussaco, os micro-espectáculos de Natal levando o espírito natalício por onde passa. A entrada na tenda e nos espetáculos é gratuita.
A partir de 12 de dezembro será ainda possível percorrer as ruas da vila, fazendo o Roteiro de Presépios de Rua que os habitantes com afinco vão preparando. São trinta presépios de rua, todos diferentes e imaginativos que convidam a um passeio em família. “Noventa por cento estão no Luso e Bussaco e os restantes por aldeias da freguesia”, explica Inês Seabra, que ainda informa: “Nessa noite haverá ‘Bingo à Moda Antiga’. Um evento solidário que reverterá a favor do Grupo de Ação Sociocaritativo do Luso, que trabalha com a Caritas”.
Depois do Natal, mais concretamente a 26 de dezembro, o programa “apresenta” um concerto de canto lírico e piano com uma cantora portuguesa, mas que vive no estrangeiro. No dia 2 de janeiro realiza-se o Concerto de Ano Novo, com a Lost Orchestra, do qual o lusense Dinis Rego é maestro. No dia 10 de janeiro, e para finalizar os festejos, o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão promove o Canto Tradicional dos Reis, que percorrerá todas as Capelas da freguesia.

Centenas de pessoas no dia da inauguração

O dia de inauguração, o dia em que tudo aconteceu e ficou iluminado, na vila do Luso, foi um sucesso. “Um milhar de pessoas assistiu ao acender das luzes, que contou com fogo de artifício piromusical”, afirmou a secretária da direção da associação AquaCristalina, que garante: “Quisemos criar um dia de marcante e acho que conseguimos. Notámos que estavam bastantes pessoas de fora, talvez mais de dois terços”.
A escolha do local para concentração do programa natalício também não foi escolhido ao acaso: “Sabemos que centenas de pessoas vêm à água do Luso por dia e ao fim de semana são milhares. Por isso, queremos captar esse fluxo de pessoas”.

Câmara da Mealhada e Junta de Freguesia financiam evento

Para que tudo isto aconteça, a associação AquaCristalina conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia do Luso que disponibiliza um subsidio de oitenta e cinco mil euros para os elementos diretivos possam proporcionar animação nos três meses de verão e no mês de natal. “Para além desta comparticipação que utilizamos na animação cultural, gastámos ainda quinze mil euros em decorações e iluminações, que provém de fundos que a associação angaria ao longo do ano”, explica Inês Seabra.
E que balanço se pode já fazer do evento?, quisemos saber. “Os objetivos estão a ser bastante alcançados. Temos pessoas que vieram no verão e agora estão a vir no Natal, muitas delas de fora do concelho e até da região”, garante a dirigente.

“Ao Luso, no Natal, só não vem quem não quer!”

Para Inês Seabra não há dúvidas de que “havendo pessoas a circular no Luso, obviamente que o comércio mexe”. E de uma maneira geral os comerciantes e gerentes dos bares concordam.
“É sempre positivo, uma mais valia e traz pessoas. Noto que trouxe outro Natal à vila do Luso. Estas inovações positivas só podem ser benéficas”, declarou, ao Jornal da Mealhada, o proprietário da Casa de Chá, situada junto à Fonte de São, no Luso.
Opinião idêntica tem Diogo Ribeiro, gerente da “Rosa Biscoito”, que alia mercearia “gourmet” com tapas, petiscos e cafetaria. “O Luso esteve sempre muito parado nesta altura de inverno. Com estas atividades de Natal tem sido impecável. Traz pessoas ao Luso e mesmo aquelas que já vinham encher o garrafão acabam por parar e comprar qualquer coisa no Mercadinho de Natal”, elogia Diogo Ribeiro, que ainda enaltece o facto do evento “tirar as pessoas dos centros comerciais”. “Por outro lado, a promoção e divulgação que tem sido feita é gerida da melhor maneira. Ao Luso, no Natal, só não vem quem não quer!”, acrescenta ainda.
Mais cética encontrámos a gerente da Loja de Utilidades do Oásis, situada no centro da vila. “No dia da inauguração apareceu muita gente, mas nenhuma dessas pessoas são nossas clientes”, afirma Isabel, que ainda discorda da gestão do Mercado aos domingos: “A tenda fica repleta de comerciantes vindos de fora, que pagam pouco para lá estar e ainda nos tiram os clientes. Isso não concordo e acho injusto. “O Luso está bonito, é um facto, mas não traz turistas que comprem no comércio tradicional”, lamentou ainda, ao Jornal da Mealhada, a comerciante.


Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 960, de 9 de dezembro de 2015.

Sem comentários: