quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

...instituto da vinha e do vinho...

Antigos funcionários reuniram-se pela primeira vez

Os funcionários do antigo Instituto da Vinha e do Vinho, que funcionou durante décadas no centro da cidade da Mealhada, reuniram-se, pela primeira vez desde que encerrou o IVV, na noite do passado dia 13 de novembro.
“Desde que saímos do IVV, em 2006, deixamos de ter contacto uns com os outros”, começou por dizer, ao Jornal da Mealhada, Cristina Couceiro, hoje fiscal na ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), que desde setembro, em conjunto com Conceição Costa, antiga administrativa do IVV, começou a organizar o convívio.
O encontro aconteceu num restaurante na Mealhada, onde estiveram cerca de trinta antigos funcionários. “Estiveram presentes colegas da zona da Bairrada, de Viseu e até de Pinhel”, afirmou Cristina Couceiro, que ainda lamentou: “Houve quem fosse convidado e não tivesse estado presente, mas também houve muitos que não chegaram a ser convidados porque se perdeu completamente o contacto”.
“Apesar disto, esperamos organizar outro convívio, na Primavera do próximo ano, e contamos conseguir convidar todos os colegas”, acrescentou a antiga fiscal do IVV, que ainda confessou: “Quando vou à Mealhada e passo pelos edifícios, ainda me custa ver que estão ‘abandonados’. Sei que agora está lá uma escola de samba a usufruir do espaço, mas mesmo assim, custa um bocado…”.
Em 2006, quando o IVV “encerrou” portas, os funcionários tiveram vários destinos: Uns reformaram-se, outros foram para a ASAE e outros tiveram transferência para o Núcleo de Coimbra da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Recorde-se que a Câmara Municipal da Mealhada, ainda no executivo liderado por Carlos Cabral, “travou” uma luta para conseguir adquirir os imóveis e tirar o material depositado pela ASAE, durante anos, resultado das apreensões efetuadas na zona. Uma parte das antigas instalações já foi “destruída”, resultando dai o Centro Escolar da Mealhada, que está em funcionamento desde o início do ano letivo 2015-2016.

Noticia de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 959, de 25 de novembro de 2015. 

Sem comentários: