sábado, 5 de julho de 2014

...doação à Associação de Doentes com Lúpus...

Fiz parte (de um grupo de cinco meninas) que, na tarde de ontem, levaram a cabo uma doação à Associação de Doentes com Lúpus, no valor de 879,45 euros.
A verba foi angariada na Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, em 2007, em prol de uma delegação da região Centro da Associação de Doentes com Lúpus, que não se chegou a concretizar por motivos profissionais, pessoais e até geográficos das várias intervenientes.
Não foi uma decisão fácil para todos nós,  pelo menos para mim houve muitas dúvidas nesta decisão, não porque não saiba que o dinheiro será bem empregue nos associados e doentes com lúpus, mas porque mais uma vez a verba será centralizada numa sede em Lisboa, que muitas vezes "esquece" o resto do país (não me refiro ao caso em concreto, mas em geral). Por outro lado, sinto que "traí" a confiança de quem nos ajudou... e foram tantos... Peço desculpa por isto e desejo força, muita força, para que alguém consiga fazer o que eu e o "meu grupo" não conseguimos!
Apelei, por email, aos dirigentes da associação, para que não esqueçam a região Centro e principalmente os doentes com mais necessidades a vários níveis. Eu, felizmente, tenho condições económicas, sociais, familiares e até de saúde estáveis, mas sei que há muitos sem estas dádivas... E, sinceramente, são esses que me preocupam, porque para mau e cansativo, já basta ter que se "carregar" e "cuidar" de uma doença para o resto da vida....


O QUE É O LÚPUS?

O Lúpus é uma doença crónica que pode afectar pessoas de todas as idades, raças e sexo. Tendo, no entanto, nas mulher adultas o maior número de pacientes.

(90% são mulheres,entre 15 e 40 anos de idade)


É considerada uma doença auto imune porque o corpo não tem as defesas necessárias para combater as infecções e ainda se ataca a si próprio.

(O sistema imunitário é uma rede complexa de órgãos, tecidos, células e substâncias encontradas na circulação sanguínea, que agem em conjunto para nos proteger de agentes estranhos. Nos doentes de Lúpus este deixa de reconhecer constituintes do seu próprio corpo, passando a atacá-los como se fossem estranhos)


Não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, mas é uma doença crónica, não tem cura, podendo haver uma remissão que permita a paragem do tratamento por grandes períodos de tempo ou até para o resto da vida.

Sem comentários: