terça-feira, 10 de junho de 2014

...Jornadas de Fisioterapia levaram longe município da Mealhada...



Cento e setenta foi o número de participantes nas primeiras jornadas do Hospital da Misericórdia da Mealhada, que se realizaram nos passados dias 16 e 17 de maio, no Cineteatro Messias. Dedicado à Fisioterapia, a atividade cientifica teve diversos painéis de promoção de saúde no desporto, no trabalho, em crianças e jovens, na mulher e em idosos.
Salazar Coimbra, presidente do conselho de gestão do Grupo Misericórdias Saúde, trouxe à sessão de abertura das jornadas uma mensagem do presidente da União das Misericórdias, “que se regozija pelo trabalho feito pela Santa Casa da Misericórdia da Mealhada na região Centro”. “A Medicina Física e Reabilitação no Hospital da Misericórdia da Mealhada nasceu para fazer face aos Cuidados Continuados”, acrescentou Salazar Coimbra, que elogiou “a teimosia que o senhor provedor e a sua equipa tiveram para atingir acordos”. “A Administração Regional de Saúde do Centro percebeu que o serviço da Unidade de Continuados podia estar disponível à população e assim foi e continuará a ser”, concluiu.
Para Aloísio Leão, diretor clínico do Hospital da Misericórdia da Mealhada, o sucesso do serviço passa pela equipa, constituída por dezoito fisioterapeutas, três fisiatras, dois terapeutas da fala, um terapeuta ocupacional e oito auxiliares. “É uma equipa jovem, de pessoas generosas que, com muito esforço, têm feito um excelente trabalho nos cuidados de reabilitação. Tenho muito respeito pelo seu trabalho”, elogiou Aloísio Leão.
Depois de agradecer à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, à Câmara Municipal da Mealhada, à Escola Profissional Vasconcellos Lebre, aos organizadores e convidados do evento, bem como às instituições e empresas parceiras, João Peres, provedor da instituição, desejou que “as jornadas cumpram os objetivos propostos, de modo, a dignificar um serviço que é já uma referência a nível nacional”.
E o balanço excedeu as expetativas, segundo nos confirmaram os organizadores. “O balanço é muito positivo e, em grande parte, dado pelo ‘feedback’ dos participantes que elogiaram a organização e o cumprimento do horário dos painéis”, disseram-nos, dando ainda a informação de que está a ser levado a cabo um inquérito de satisfação.
Luís Ventura, fisioterapeuta no Hospital e um dos mentores da iniciativa, garantiu: “Tivemos nestas jornadas verdadeiros dinossauros da Fisioterapia em Portugal!”. Também Ana Xabregas, da mesma área, garante que, para além de terem estado na Mealhada pessoas de norte a sul do país, “promovemos o concelho e os seus produtos regionais”. “Divulgámos o nome da Mealhada por todo o país”, acrescentou.
Presente na cerimónia de abertura esteve também Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, que se mostrou contente com a iniciativa e defendeu os produtos gastronómicos da Mealhada. “Aproveitem bem estas jornadas e comam ainda melhor, porque estão na sala de jantar da Europa!”, disse o edil.
Bruno Coimbra, deputado lusense na Assembleia da República, também elogiou a instituição, afirmando: “A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada tem-nos habituado a grandes eventos com muita qualidade!”.
No final ficou a promessa de outros eventos do género se puderem vir a realizar.

Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 920, de 28 de maio de 2014.

Sem comentários: