quinta-feira, 19 de junho de 2014

...ACIM “transformou-se” em ACIBA...



A Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM) alargou a sua intervenção aos concelhos de Mortágua e Penacova, alterando assim a sua denominação para Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), constituída no passado dia 20 de maio. A sede mantém-se na cidade da Mealhada.
Mealhada, Mortágua e Penacova estão agora “unidas” por uma Associação Comercial e Industrial. “Sempre houve uma afinidade muito grande entre estes três municípios”, começou por dizer, ao Jornal da Mealhada, Carlos Pinheiro, presidente da direção da ACIM, que transita com o mesmo cargo para a ACIBA.
O dirigente não esconde que esta “união” era uma vontade que já tinha a alguns anos. “Até às ultimas eleições eu sabia que, com o poder autárquica, que existia, ia ser difícil que isto fosse levado à avante e antes que a ideia morresse à nascença, fiquei quieto”, garante Carlos Pinheiro, que mal “viu” as eleições autárquicas passadas “mostrou a sua ideia aos elementos da direção da ACIM e, posteriormente, aos presidentes dos três municípios”. “Foi muito bem aceite. Agora existe uma visão empresarial clara e atual”, acrescenta.
A ACIM existiu doze anos, o que leva Carlos Pinheiro a afirmar que “o projeto é credível”. “Agora vamos ficar mais fortes. Passamos a representar três concelhos, de três distritos diferentes. A ACIM tinha duzentos associados, mas a ACIBA vai ter o triplo”, garante.
A sede da ACIBA é na Mealhada, mas haverá mais duas delegações. Em Mortágua será num espaço do “Ninho de Empresas” cedido pela Câmara Municipal e, em Penacova, será, provisoriamente, nas instalações da Caixa de Crédito Agrícola.
E as apresentações também já começaram. De 6 a 8 de junho a nova associação “esteve” num stand na Expo Mortágua e, desde o passado dia 7, está na Feira de Artesanato, Agricultura e Gastronomia da Mealhada. “Em Penacova está a ser preparada uma apresentação formal aos empresários”, garante o dirigente.
Carlos Pinheiro transitou da ACIM para a ACIBA como presidente da direção, mas as eleições acontecerão em breve. “Mal tenhamos sócios de Mortágua e Penacova marcamos logo o ato eleitoral”, garante o dirigente, que será candidato de uma lista, que manterá a Caixa de Crédito Agrícola como presidente da mesa da assembleia-geral e pretende que o conselho fiscal seja encabeçado por uma empresa de Mortágua.
Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, em entrevista ao nosso jornal, não tem dúvidas do sucesso desta “união”. “Considero que o municipalismo é um bem. Para além disso, Mortágua e Penacova são os municípios mais idênticos ao nosso. Acho que isto trará vantagens aos três e a autarquia apoia esta ideia”, garante.
E o dirigente da ACIBA muito agradece. “Só somando sinergias é que se pode chegar a algum lado. Divididos não iríamos a lado nenhum”, afirma Carlos Pinheiro, que acrescenta: “Se houver vontade e trabalho profícuo, estes três concelhos podem ser um pólo muito importante de desenvolvimento económico na região Centro. Estamos a falar de cerca de cento e vinte milhões de euros em exportações, anualmente”.

Noticia de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 921, de 12 de junho de 2014.

Sem comentários: