segunda-feira, 16 de junho de 2014

...Filipa Varela eleita presidente da Associação de Carnaval da Bairrada...



Ao fim de seis anos (três mandatos consecutivos de dois anos cada), Fernando Saldanha, que teve oposição pela primeira vez, viu o cargo de dirigente da Associação de Carnaval da Bairrada ser “substituído” por Ana Filipa Varela. Sob o mote “Levar o bom Carnaval a sério”, a Lista A obteve cento e cinquenta e dois votos, contra os sessenta e dois da Lista B, numa ato eleitoral, onde adesão à urna foi, como muitos dizem, “a primeira vitória da noite”.
Mais de duas centenas de sócios estiveram presentes nas eleições da Associação de Carnaval da Bairrada, que se realizou na noite do dia 5 de junho, na Escola profissional Vasconcellos Lebre, local escolhido uma vez que a nova sede da associação, não tinha condições logísticas para “receber” o ato eleitoral.
E a noite começou com a apresentação de uma proposta por parte de Rui Albino, candidato a vice-presidente da lista de Saldanha, para que as eleições fossem adiadas. Os motivos alegados foram dois: por um lado, porque não se sabia quem estava em condições para votar e, por outro, não teria havido tempo para que as candidaturas fossem apresentadas. Mas Nuno Canilho, candidato a primeiro secretário pela Lista A, nesta altura da assembleia, fez valer o seu ponto de vista. “As eleições irão decorrer como sempre aconteceram nos últimos quarenta anos, nomeadamente, em 2008, 2010 e 2012, em que o senhor Saldanha foi eleito”, garantiu Nuno Canilho, que ainda sugeriu que, devido ao elevado número de sócios presentes, as eleições começassem a decorrer no imediato.

Saldanha deixa quase quatro mil euros de saldo positivo

Assim foi. Depois da proposta de Rui Albino ter sido chumbada com catorze votos a favor e mais de meia centena contra, a “corrida” à urna começou na cantina da escola, enquanto a aprovação das contas da última gerência decorreu no auditório. Ao Jornal da Mealhada, Hugo Rodrigues, elemento da anterior direção de Saldanha, explicou: “Deixámos um saldo positivo no banco, no valor de 8.106 euros, mas também ficaram dívidas de cerca de quatro mil euros, o que significa que depois de estarem saldadas, a nova equipa começa o trabalho com 3.665 euros”.
Mas como pode isto acontecer, se Fernando Saldanha, estimava um prejuízo de quarenta mil euros na edição de 2014 do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada?, quisemos saber. “O prejuízo rondou apenas os doze mil euros e como começámos o ano – recorde-se que as contas da Associação de Carnaval da Bairrada são geridas de junho a junho do próximo ano -, com dezasseis mil euros de saldo, ficamos então com os tal oito mil”, acrescenta Hugo Rodrigues, que confirma que as contas, apresentadas na assembleia em “powerpoint”, foram aprovadas por maioria, com dezanove abstenções, catorze votos a favor e um contra.

Número de sócios a votar excedeu, em larga escala, o habitual

Mas voltemos às eleições… A votação, gerida por um programa em “excel”, obrigou os votantes a apresentarem um documento de identificação, para que não houvesse duplicação de votos, uma vez que, o número de sócios presente excedeu, em larga percentagem, o que aconteceu nas ultimas décadas.
Os duzentos e vinte e um sócios tinham duas hipóteses: Lista A - sob o mote “Levar o bom Carnaval a sério”, liderada por Filipa Varela – ou Lista B - “Carnaval com Experiência e Credibilidade”, que mantinha praticamente os mesmos elementos da anterior direção, liderada por Saldanha. E os sócios não tiveram dúvidas e cento e cinquenta e dois disseram “sim” à Lista A, sessenta e dois à Lista B. Houve ainda quatro votos em branco e três nulos.
Filipa Varela, ao nosso jornal, não escondeu a satisfação pelo resultado final. “Em primeiro lugar porque houve um número elevado de sócios a votar e, em segundo lugar, porque obviamente ganhámos com uma margem muito confortável, o que é bom para o futuro”, disse a presidente da direção da Associação de Carnaval da Bairrada no biénio 2014-2016.

Tomada de posse da nova direção é o próximo passo

O trabalho já começou, com uma reunião no passado sábado. “Vamos avançar já em duas frentes: Tratar os estatutos e trabalhar para o Festival de Samba, que se realiza em setembro”, afirma Filipa Varela, que levanta o véu: “Queremos introduzir algumas novidades para este evento, mas em primeiro lugar vamos reunir com as escolas de samba para tentarmos perceber se pode funcionar”.
A dirigente ainda deu conta do pedido de Saldanha, de uma semana “para arrumar a casa”. “Depois disto, queremos logo marcar a tomada de posse, porque só assim podemos trabalhar a sério”, concluiu Filipa Varela.

Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 921, de 12 de junho de 2014.

Sem comentários: