terça-feira, 29 de abril de 2014

...JM na comitiva aveirense que visitou Parlamento Europeu...



“Hoje, estou mais convencida do que quando entrei de que não podemos prescindir deste projeto global”, referiu a eurodeputada do Partido Social Democrata, Regina Bastos, na receção a uma comitiva de cidadãos do distrito de Aveiro, que convidou para uma visita ao Parlamento Europeu e da qual o Jornal da Mealhada fez parte. Acerca das eleições europeias, que se realizam a 25 de maio, a parlamentar social-democrata considera que será uma campanha eleitoral “difícil”.
Regina Bastos disse-se acérrima defensora do projeto europeu, entendendo que “devemos continuar a falar da Europa como um espaço de solidariedade e de paz”. Na mesma linha, o presidente da Distrital do PSD, Ulisses Pereira, deu como importante que na próxima campanha eleitoral “se fale, realmente, da Europa” e elogiou o trabalho de Regina Bastos. “Excelente deputada não só na defesa das causas dos distrito de Aveiro, mas de todos os interesses nacionais. Gostaria muito que tivesse continuado. Tenho gratidão e admiração pelo seu trabalho”, disse.
Falando para um grupo de quarenta portugueses, na cerimónia de receção no Parlamento Europeu, a eurodeputada deu nota de que o próximo orçamento da União Europeia dedicará especial atenção ao crescimento da economia e ao emprego, para os quais estão destinados vinte e oito mil milhões de euros, a circular já a partir de junho na economia portuguesa. “Vamos apostar no desenvolvimento da competitividade das nossas empresas e dedicámos um grande envelope financeiro para combater o desemprego jovem”, sublinhou Regina Bastos.
“Combater o desemprego é a prioridade das prioridades. Devemos centrar-nos na criação de emprego sólido, com salário justo”, preconizou Regina Bastos, desejando que os sinais dados pelos indicadores económicos possam ser “sólidos e duradouros”.
“Garantia Jovem” será uma das medidas que entra em vigor este ano. “Garante uma oferta de emprego, educação contínua, oportunidades de aprendizagem ou estágio, nos quatro meses seguintes à perda do emprego ou à saída da educação formal. Em Portugal, trezentos e setenta e oito mil jovens, dos quinze aos trinta anos, poderá beneficiar da ‘Garantia Jovem’ até 2015”, explicou Regina Bastos, que ainda falou do Portal Europeu da Mobilidade Profissional, onde existem “1,4 milhões de ofertas de empregos”. “Um trabalhador português tem que ter os mesmos direitos dos de qualquer outro país. Pertencemos à União Europeia para isto mesmo, para termos mobilidade. Por exemplo, em Portugal temos muitos enfermeiros e o Reino Unido tem falta deles”.
A eurodeputada do PSD referiu-se ainda aos portugueses como “um povo extraordinário, que, apesar de fustigado pelas circunstâncias, vai buscar forças para superar as dificuldades”.
Carlos Coelho, eurodeputado do PSD, dissertou sobre a presença portuguesa na União Europeia, já posta em causa por partidos extremistas. “O ‘orgulhosamente sós’ de outros tempos já não faz, hoje, sentido, neste mundo global. Nem a Alemanha que é forte, consegue gerir os seus desafios sozinho”, referiu o eurodeputado, lamentando que Portugal detenha uma taxa de votação para o Parlamento Europeu abaixo da média europeia. “Em 2009 foram 43,2% os que votaram na Europa. Em Portugal, só 36,8% dos portugueses foram votar e tenho receio que esta percentagem continue a baixar”, lamentou.
A comitiva aveirense teve oportunidade de visitar o Parlamentarium, um espaço que narra, em diversas estações, a história da União Europeia, usando, para isso, meios multimédia e convidando à interação dos visitantes. No fundo, uma forma lúdica de colocar os visitantes em contacto com a União Europeia de hoje e de outros tempos. 

Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, de 16 de abril de 2014.

Sem comentários: