segunda-feira, 28 de abril de 2014

...Campanha para ajudar criança da Pampilhosa que sofre de doença rara...



“Desde muito cedo que me apercebi da diferença do meu filho”. É assim que Helena Lopes, mãe de João Daniel Lopes de Almeida - residentes na Pampilhosa -, descreve a doença rara de que a criança, de onze anos, sofre. Em prol disso, a população do concelho da Mealhada “uniu-se” e quer ajudar, contribuindo para o custo dos tratamentos que a família não consegue suportar.
“Com um mês de idade, o João não segurava a cabeça e só o começou a fazer com seis meses de vida, sendo que só com doze se sentou pela primeira vez. Sempre o achei uma criança sem forças, muito ‘mole’”, explicou, ao Jornal da Mealhada, Helena Lopes sobre o filho, que aos dois anos começou a gatinhar, com quatro a andar e só aos dez deixou a fralda, “após muitas tentativas falhadas”.
“Atualmente o João pouco ou nada diz, comunica por gestos, adaptados por ele, e sons. Apenas consegue verbalizar ‘vó’, ‘ma’, ‘pe’ e ‘ca’. De dia para dia, cansa-se cada vez mais e mais rápido, perdendo o equilíbrio. Com o cansaço, a perna e pé direitos começam a tremer”, acrescenta esta mãe, que frequenta o Hospital Pediátrico de Coimbra, com o filho, desde muito pequeno. “Todos os exames - ressonâncias, electroencefalograma, análises genéticas e metabólicas -, que ele fez até ao momento, dão todos normais”, lamenta.
Na procura de mais respostas, Helena Lopes pôs-se a caminho da SIC e mostrou ao “mundo” a história do João, num programa de entretenimento. “Consegui uma consulta na Casa dos Marcos – na Moita (Lisboa) -, onde ele foi no passado dia 20 de março. A médica achou que o João necessita de um Programa Intensivo de Reabilitação”, explicou-nos Helena Lopes, que apela “a colaboração de todos”, uma vez que “não tem fundos financeiros para os suportar”.
Assim, estão a ser recolhidas tampas de plástico e papelão, no concelho da Mealhada, “para que, com a sua venda, todo o dinheiro reverta para os tratamentos do João”. A entrega deve ser feita nas Escolas Básicas 1, nos Jardins-de-infância, na Delegação do concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa, nos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e na Clínica Peso Saudável, na Mealhada.
Para os interessados em contribuir financeiramente para a tentativa de reabilitação do João, que frequenta a Sala de Multideficiências na Escola Básica 2 da Pampilhosa, o número da conta bancária, da Caixa de Crédito Agrícola, é o 0045 3402 4026370980780.
“Todos os dias pergunto a mim própria a razão da diferença do João. Hoje pelo meu filho amanhã por vós!”, apela Helena Lopes, que teve que “abandonar” a sua atividade profissional, numa fábrica, para ter “todo o tempo do mundo para lutar pelo e com o João”.

Texto de Mónica Sofia Lopes publicado na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada,
de 16 de abril de 2014.

Sem comentários: