quinta-feira, 6 de março de 2014

...mensagem para o meu avô...



O velho ditado de que “só aos outros acontece” vai ser sempre o mais popular nas sociedades… porque de facto, e por mais pena que tenhamos do que acontece aos outros, não é connosco e não conseguimos saber o que custa e o que dói…
Por experiência pessoal, bem sei que as coisas não acontecem só aos outros… e que a doença pode esperar-nos ao virar da esquina…
O meu avô materno, com 84 anos, padece de algumas mazelas, mas ainda vai todos os dias tratar da horta, faça chuva ou faça sol…
Já o meu avô paterno, com 75 anos de idade, caiu na cama e de repente parece que todas as doenças mais esquisitas quiseram permanecer junto dele….
Estar doente acaba por não ser um problema… ficar dependente, julgo que, depois da morte, será o que de pior pode acontecer a uma pessoa….
Depois de dias, semanas e meses a correr hospitais, ontem deixamo-lo num Lar, pela primeira vez…. Sempre com a esperança (talvez ilusão) de que será temporário, um processo passageiro… e julgamos que ainda o vamos ver em casa…

Quando eu era pequenina disse-me o meu avô Basílio: “Não queiras fazer tudo, mas o que fizeres, faz bem feito!”.
Nunca mais esqueci este ensinamento e tem resultado para várias situações da minha vida….
Espero que estejamos também agora a fazer tudo bem feito…. 

(A fotografia da neta que o meu avô mais gostava.... e que espero que ainda goste)

Sem comentários: