segunda-feira, 27 de junho de 2016

...região...



Canas de Senhorim homenageia António Pêga com nome de Rua

António Pêga, natural da Mealhada, mas a residir em Canas de Senhorim há algumas décadas, foi homenageado, na referida vila do distrito de Viseu, tendo visto o seu nome ser atribuído a uma rua. Uma via que liga a Rua da Estação ao espaço da feira e que tem ligação ao Bairro da Raposeira.
A inauguração da “Rua Dr. António Pêga” realizou-se na tarde do passado dia 10 de junho e contou com familiares e amigos do homenageado, onde estiveram também os seus primos João Pega e Carlos Oliveira, representantes de entidades ligadas à vila de Canas de Senhorim, e ainda autarcas da Câmara Municipal de Nelas e da Junta de Freguesia.
Médico de profissão, tendo estado, durante mais de cinquenta anos, a exercer medicina em Canas de Senhorim, “apesar de se encontrar aposentado, continua a exercer funções, graciosamente, aos mais necessitados, como médico não já de família, mas de famílias”, lê-se no convite para a cerimónia de inauguração da Rua, um ato integrado no evento “Canas em Movimento ‘2016”.
E o convite continua: “(António Pêga) Um amigo, um cidadão, que tomou esta terra como sua, envolveu-se em associações sempre com um sentido de dever e também de coração aberto, de sorriso franco e de uma cordialidade impossível de retribuir. Homem de afetos, e alguém a quem esta Vila não pode deixar de homenagear e demonstrar a sua eterna gratidão, pois ficará para sempre na memória de quantos com ele conviveram”.
“A proposta da atribuição do seu nome ao arruamento que liga a Rua da Estação ao Bairro da Raposeira surgiu do executivo da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim e foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia de Freguesia na sessão pública do dia 30 de setembro de 2015, vindo depois a ser prontamente abraçada pela Câmara Municipal de Nelas”, lê-se na edição impressa do “Defesa da Beira” do passado dia 17 de junho.
No discurso no dia da inauguração, António Pêga recordou histórias da sua vivência em Canas de Senhorim, muitas ligadas ao seu percurso profissional e ainda não esqueceu a Mealhada, dizendo ser a sua “terra Natal”.

Homenageado nasceu na Mealhada

Recorde-se que António Pinto Fernandes Pêga nasceu, a 5 de novembro de 1933, na Rua Dr. José Cerveira Lebre, no centro da Mealhada, local onde viveu até aos dois anos. Passou depois a residir em Ourentã (Cantanhede), onde fez o ensino primário. Os três primeiros anos do secundário foram feitos no Colégio Infante de Sagres, na sede de concelho, e os quatro anos restantes no Liceu Nacional de Aveiro. “Mas era na Mealhada que tinha os meus amigos…. No verão chegava a vir de Cantanhede para cá, a pé”, declarou António Pêga, em entrevista ao Jornal da Mealhada, no passado mês de janeiro, recordando diversos momentos da sua juventude e da cidade onde ainda hoje tem família, como é exemplo, João Pega, seu primo.
Licenciado em Medicina, pela Universidade de Coimbra, teve como atividade principal a Clínica Geral, ao longo de cinquenta anos, desde a sua chegada a Canas de Senhorim, em maio de 1964. Local onde até hoje reside…

Literatura, outra vertente de António Pêga

O médico tem ainda uma outra faceta virada para a literatura, tendo já publicado três obras. “Dizeres…”, contém frases carismáticas que António Pêga foi ouvindo ao longo da sua vida; “Até logo… Não Venhas Tarde”, vivencia memórias da Guerra Colonial, em Angola, onde foi Tenente Miliciano Médico; e ainda “Percursos”, que é uma adaptação do seu currículo profissional a que acrescentou factos da sua vida particular e assim foi transformado em Biografia.

Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 974, de 22 de junho de 2016.
Fotografia de Lindo Dias.

Sem comentários: