segunda-feira, 6 de junho de 2016

...Pampilhosa...



“Novo” protocolo do GIR coloca todas as despesas nas “mãos” da Câmara

“De um lado o GIR (Grémio de Instrução e Recreio), do outro um grupo de pessoas e no meio, nós, a Câmara”. Palavras de Rui Marqueiro, presidente da autarquia da Mealhada, na reunião camarária que se realizou durante o dia 16 de maio, acerca do assunto envolto da obra do Cineteatro da Pampilhosa. Para além do tema estar na agenda da reunião, contou também com dois elementos de uma Comissão, aprovada em assembleia-geral do GIR, que deram o seu testemunho sobre toda a situação, enfatizada nos últimos meses.
Sucintamente a história começa com uma assembleia geral do GIR, no início de 2016, onde é aprovado um protocolo a ser elaborado com a Câmara Municipal da Mealhada onde esta se responsabiliza a atribuir cento e cinquenta mil euros de verba para conclusão das obras do Cineteatro. Um protocolo elaborado pela direção do GIR, depois de dois feitos pela Câmara terem sido recusados. Esta reunião, contudo, acabou por ser “impugnada” porque a forma como foi convocada, suscitou dúvidas a grande parte dos sócios.
“Foi agendada numa nova assembleia em que os sócios foram convocados por carta postal”, segundo Mário Rui Cunha, sócio do GIR e um dos elementos da comissão eleita nessa assembleia com a finalidade de “negociar” com a autarquia um novo protocolo, baseado num primeiro elaborado pela Câmara, que os elementos da Comissão garantem “nunca terem tido conhecimento”.
E Marqueiro explica desta forma os dois protocolos apresentados à autarquia: “Neste feito pela Comissão é ‘a Câmara paga e o GIR toma conta’, no da direção do Grémio é mais ou menos ‘tomem lá isto…’”. “Há aqui uma luta pelo poder e nota-se neste protocolo que o elaboram com desconfiança face ao parceiro”, acrescentou o edil, que sobre todo este assunto afirma: “Há aqui alguma coisa mal explicada”.
Também Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, considerou “o protocolo inaceitável”. “Devia aqui dizer-se que o Cineteatro é um edifício municipal ao serviço da Cultura do concelho, para além disso, estamos a dar verba a uma associação que, há muitos anos, não tem qualquer tipo de atividades”, disse ainda o autarca.
Rui Marqueiro acabou por dar a sua opinião de que “o melhor é dar até cento e cinquenta mil euros para a obra ser terminada, mas quem vai gerir o espaço é o GIR”, contudo, o executivo municipal deliberou que “apresentará uma alternativa ao documento porque algumas das cláusulas não são aceitáveis”.
O presidente da Câmara da Mealhada relembrou ainda, e comparando com a gestão do Cineteatro Municipal Messias, que “a sala do Cineteatro da Pampilhosa é muita pequena, tem cerca de cento e trinta lugares, e ficará aquém daquilo que pensam (referindo-se às receitas)”. “Eles vão ver que há despesas para tudo”, garantem.
Despesas que os elementos da Comissão, eleita em assembleia-geral pelos sócios do GIR, têm conhecimento, mas que, no protocolo, as colocam nas “Obrigações do Município”. “O Município compromete-se a suportar todos os encargos com consumos de energia, gás, água e comunicações, bem como de todas as restantes despesas inerentes ao normal funcionamento do Cineteatro da Pampilhosa, nomeadamente, os encargos relativos a: segurança, manutenção de equipamentos, manutenção da infraestrutura e contratação de meios humanos de apoio técnico e logístico às atividades e eventos”, pode ler-se na quinta cláusula do protocolo.

“Só queremos a dinamização da cultura na vila da Pampilhosa”

Na “visita” à reunião de Câmara, Ana Pires, também elemento da Comissão, garantiu: “Nós entendemos que na Pampilhosa existem recursos e muita vontade em utilizar-se aquele espaço. Queríamos que fosse o Grémio, em articulação com a Câmara, a proporcionar um espaço de trabalho às associações culturais da Pampilhosa e outras. Só queremos a dinamização da cultura na vila da Pampilhosa”.
Recordamos os nossos leitores que, na reunião publica da autarquia, a 2 de maio, estiveram presentes os elementos da direção do GIR a dar explicações sobre a situação. Na altura José Luís Sequeira, presidente da direção, declarou: “Há treze anos que esta direção se tem empenhado em reabilitar aquela casa. Segundos os técnicos, que têm acompanhado a obra, ela estaria completamente no ‘chão’ se não se tivesse feito uma intervenção. Temos tido imensas dificuldades e muitas críticas destrutivas que, muitas vezes, nos derrubaram, mas nunca ninguém nos perguntou se queríamos ajuda…”.

Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 972, de 25 de maio de 2016.

Sem comentários: