quarta-feira, 6 de abril de 2016

...Escola Profissional Vasconcellos Lebre...



“Escolas profissionais estão em colapso financeiro”, diz vice-presidente da ANESPO

Domingos Borges, vice-presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), garantiu, ao Jornal da Mealhada, durante um almoço organizado pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), que “as cerca de cento e quarenta escolas profissionais do país estão em colapso financeiro”. “Todas sem exceção”, enfatizou.
Recordamos que, já em janeiro deste ano, noticiámos que o POCH (Programa Operacional Capital Humano) tinha um débito para com a EPVL, “de mais de meio milhão de euros”. O alerta da situação foi dado em reunião extraordinária da Câmara da Mealhada, e confirmada, na altura, pelo diretor geral da EPVL, Nuno Canilho, que nos garantiu que desde julho de 2015 não recebia verba nenhuma, enfatizando que “o dinheiro de poupanças” também já tinha chegado ao limite.
Passados dois meses deste limite, a verba ainda não foi desbloqueada, nem para a EPVL, nem para qualquer outra escola profissional de Portugal. “É a primeira vez que isto está a acontecer. Nunca em nenhuma alteração de Quadro Comunitário tinha acontecido algo do género”, lamentou Domingos Borges, que ainda acrescentou: “Foi desmantelada a máquina POPH (Programa Operacional Potencial Humano) sem se prever as consequências que isso poderia ter e, neste momento, nem sistema informático certificado existe”.
“A grande maioria já esgotou o valor das contas caucionadas e os plafonds que foram amealhando”, concluiu ainda o dirigente. 

Noticia de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 968, de 30 de março de 2016.

Sem comentários: