segunda-feira, 4 de abril de 2016

...cidade da mealhada...



Bustos de figuras ilustres custam 20 mil euros à Junta

A Junta da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes investiu vinte mil euros na recolocação dos três bustos “desparecidos” em locais fulcrais na cidade da Mealhada. Remonta ao ano de 2011, altura em que dois bustos foram furtados e outro retirado pelo anterior executivo da Junta para que não tivesse o mesmo destino.
O busto do Dr. Américo Pais Couto foi recolocado em agosto de 2015, na rotunda com o mesmo nome, que dá acesso ao Pontão da cidade da mealhada. “Foi retirado na altura dos roubos e colocado no mesmo sitio com uma pequena intervenção que dificultará o seu furto”, começou por explicar, ao Jornal da Mealhada, João Santos, presidente da Junta da União das Freguesias.
Há quinze dias, o mesmo caminho teve o busto do Comendador Messias Baptista, situado no largo do Cineteatro da Mealhada. “Foi roubado, cortado às tiras e fui buscá-lo assim ao Posto de Oliveira de Azeméis da Guarda Nacional Republicana”, explicou o autarca, que acrescentou: “As peças foram fundidas e tudo feito de novo pelo mesmo escultor (Alves André)”.
Já o busto do Padre António Breda será colocado, ao que tudo indica, antes do verão, na rotunda junto à Capela de Sant’Ana. “Vamos fazer a colocação, mas sem a réplica que lá estava. Vamos colocar uma outra figura do Padre Breda que está a ser produzida, neste momento”, disse João Santos, que garante que “as três peças são alvo de intervenções de construção civil que dificulta que sejam novamente furtadas, a não ser que consigam levar toda a pedra pregada no solo”.
Para o presidente da Junta da União das Freguesias esta era uma obra prioritária e prometida na sua campanha eleitoral. “Fazia-me muita confusão ver três pedestais com descrições e sem figuras. As pessoas também se manifestavam contra isso. Para além disso são figuras ilustres, beneméritos e fazem parte da história da nossa terra”, acrescentou ao autarca.
Para todo este trabalho foram necessários vinte mil euros. “Há um esforço muito grande da Junta da União das Freguesias para que se possam fazer este tipo de intervenções”, confessa João Santos, que tenciona, depois do término deste trabalho, “recuperar os mais de dez chafarizes situados na Mealhada, Antes e Ventosa do Bairro”. “Vamos limpar, arranjar, pintar e conservar, fazendo manutenção”, concluiu ainda.

Noticia de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 968, de 30 de março de 2016.

Sem comentários: