segunda-feira, 19 de outubro de 2015

...eleições legislativas 2015...

PaF vence em Portugal. PS vence na Mealhada. Bruno Coimbra volta a ser eleito.

Os portugueses foram a votos no passado dia 4 de outubro e elegeram a coligação Portugal à Frente para governar nos próximos quatro anos, sem contudo atingir a maioria. O distrito de Aveiro vai de encontro às estatísticas, tendo sido a coligação PSD-CDS o partido mais votado, mas, no concelho da Mealhada, a estatística sai do estereótipo, com o Partido Socialista a ser o mais votado. Após este resultado, Bruno Coimbra, natural do Luso, foi eleito, pelo segundo mandato consecutivo, deputado na Assembleia da República.
Tendo por base as estatísticas do Público, apresentamos o rescaldo das eleições legislativas de 2015 no concelho da Mealhada. Assim, o Partido Socialista (PS) obteve 37.7%; a coligação PSD (Partido Social Democrata) – CDS (CDS - Partido Popular) Portugal à Frente (PaF) 34.2%; o Bloco de Esquerda (BE) 10,4%; a Coligação Democrática Unitária (CDU) 6,9%; o Partido Democrático Republicano (PDR) 1.3%; o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) 1%; as Pessoas-Animais-Natureza (PAN) 1%; o Partido Nacional Renovador (PNR) 0.5%; o Livre/Tempo de Avançar (L/TDA) 0.5%; o Agir (PTP-MAS) 0.4%; o Partido da Terra (MPT) 0.3%; o Partido Popular Monárquico (PPM) 0.3%; o Nós Cidadãos! (NC) 0.3%; o Partido Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) 0.2%; o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) 0.2%; e o Juntos pelo Povo (JPP) também 0.2%. A percentagem de abstenção foi de 46.6%, superior à das eleições de 2011, que foi de 45%.
Mas, olhando para os gráficos, há ainda outras conclusões que podem ser retiradas, se compararmos com os dados de 2011. Assim, nota-se uma descida da coligação PaF (que obteve no concelho da Mealhada 34.2%), se somarmos os 36.9% do PSD com os 8% do CDS obtidos há quatro anos. Já o Partido Socialista aumentou a percentagem, tendo passado de 34.9% para 37.7% e a CDU de 6.3% para 6.9%. Mas a subida mais acentuada no concelho da Mealhada foi a do Bloco de Esquerda, que “dobrou” de 5.6% para 10.4%, tendo ficado em terceiro lugar.
Das seis freguesias do concelho, apenas na União entre a Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, a coligação PaF obteve mais votos, nas restantes cinco o PS liderou.

A nível nacional o PaF obteve 36.8%, elegendo noventa e nove deputados, onde se insere o lusense Bruno Coimbra, eleito na décima posição pelas listas do distrito de Aveiro; o PS obteve 32.4% e elegeu oitenta e cinco deputados; o Bloco de esquerda tornou-se a terceira maior força política com 10.2%, elegendo dezanove deputados; e a CDU com 8.3%, elegeu dezassete. 43.07% dos portugueses abstiveram-se.

Noticia de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 956, de 14 de outubro de 2015.

Sem comentários: