segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

...Busto do “Padre Abílio” inaugurado a 9 de fevereiro de 2014...



O busto do “Padre Abílio” será inaugurado a 9 de fevereiro de 2014 e tudo indica que contará com a presença do Monsenhor Leal Pedrosa, Vigário-geral da Diocese de Coimbra. A “obra” será colocada junto à Igreja Paroquial da Mealhada, está a ser feita por um escultor da Antes e construída na empresa Viapolis, em Ponte de Viadores (freguesia de Casal Comba). “Prevê-se que tenha um custo aproximado de sete mil euros e será pago com o valor que sobrou do resultado de um peditório feito pela população, em 2007, para compra da pedra tumular do homenageado e ainda de uma campanha feita pelos mealhadenses Pedro Costa e Nuno Canilho”, disse, ao Jornal da Mealhada, um dos impulsionadores da feitora do busto.
Padre Abílio Duarte Simões faleceu a 7 de fevereiro de 2007, no quintal da sua casa em Ribeirinho – Gagos, na freguesia de Cumieira, em Penela, sucumbido com um problema do foro cardíaco. Foi sepultado, aos sessenta e um anos, no Cemitério da Mealhada.
“Padre Abílio”, como era conhecido, foi pároco mais de trinta e dois anos nas freguesias da Mealhada e da Vacariça. Foi professor no ensino oficial das disciplinas de Latim, Grego e Português. Foi ainda jornalista, sócio e diretor do Jornal da Mealhada.
“Nasceu a 19 de agosto de 1945 no lugar de Ribeirinho (Gagos), da freguesia da Cumieira, concelho de Penela. Tendo frequentado o seminário da Figueira da Foz, onde entrou com onze anos, licenciou-se em Teologia, com catorze valores, no de Coimbra, onde entrou aos quinze anos. A ordenação sacerdotal ocorreu em 1 de agosto de 1970. Exerceu as funções de professor no seminário da Figueira da Foz, a partir de 1968. De 1969 a 1971 foi coadjutor na paróquia de Cantanhede. Durante a Guerra do Ultramar esteve em Angola, para onde foi em setembro de 1971, como capelão militar. Teve conhecimento de que seria pároco de Vacariça e Mealhada quando estava no sul deste território. Regressou à metrópole em maio de 1974. Em 13 de outubro desse ano, tomou posse do lugar de pároco nas freguesias da Vacariça e Mealhada, sucedendo a Alberto Lopes Gil”, lê-se num texto do Jornal da Mealhada, de 14 de fevereiro de 2007.

Obra foi “comprada” com o resultado de uma campanha de angariação de fundos

Dois anos após a sua morte, um grupo cidadãos da freguesia da Mealhada começou a promover uma campanha de angariação de fundos para o busto do “Padre Abílio”. “Trata-se do que entendemos ser uma justa homenagem a um homem que, independentemente das funções religiosas que desempenhou mostrou sempre total disponibilidade aos outros e grande dedicação à Mealhada”, declarou Nuno Castela Canilho, um dos elementos do referido grupo, em fevereiro de 2009.
Apesar de o dinheiro para o busto estar assegurado, haverá ainda mais despesas, nomeadamente, para a cerimónia de inauguração e o arranjo à volta do local onde será colocado. Quem ainda se quiser associar à causa pode fazê-lo através do NIB 0045 3400 40257723319 24.

Texto de Mónica Sofia Lopes publicado no quinzenário Jornal da Mealhada, número 910, de 8 de janeiro de 2014.

Sem comentários: