sexta-feira, 22 de novembro de 2013

...Prazo de 30 dias para Associação de Carnaval da Bairrada se mudar...



Fernando Saldanha, presidente da direção da Associação de Carnaval da Bairrada (ACB), teve conhecimento, no dia 4 de novembro, de que tem trinta dias para sair da sua sede, no centro da cidade da Mealhada, “arrastando” consigo também a escola de samba Batuque. Se por um lado, a “decisão” acaba por não ser uma novidade, uma vez que a demolição da infra-estrutura, junto ao Jardim Municipal, já estava prevista nas obras de requalificação iniciadas há uns meses, por outro, a solução de se mudarem para uma parte das instalações do antigo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) poderá ser provisória, depois de em reunião camarária se ter chegado à conclusão de que o barulho dos ensaios poderia tornar-se num grave problema.
“Tenho o maior respeito pela ACB, mas sendo a Câmara Municipal detentora de um espaço onde sabe que vai violar a lei do ruído, penso que é necessário fazer qualquer coisa para acautelar isso. Temos a experiência das pessoas que, neste momento, vivem nas imediações das escolas de samba”, declarou Gonçalo Louzada, vereador eleito pela coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, relembrando que “quando existia o Bar 35, na Avenida Dr.º Manuel Lousada, havia alguns problemas”.
Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada e mentor da ideia de a ACB se mudar para o IVV, também confessou: “Quando há a animação na Tenda do Carnaval, durante quatro dias, eu, na Antes, também não durmo. Já cheguei a ir para um hotel”.
Neste ponto da ordem de trabalhos ficou estabelecido que o IVV será cedido à ACB provisoriamente, “comprometendo-se a Câmara a arranjar uma alternativa”, que poderá passar por “juntar” todas as escolas e ACB no mesmo espaço, do género do que acontece em Ovar com a inauguração recente da “Aldeia do Carnaval”, numa “Zona Industrial do concelho da Mealhada”.
Após a reunião, o executivo camarário “levou” os jornalistas a conhecerem o espaço, que apesar de ter condições físicas para o efeito, está bastante degradado, necessita de obras, nomeadamente no telhado, e de uma profunda limpeza.
Contactado pelo Jornal da Mealhada, Fernando Saldanha não quis prestar declarações até “que os elementos da direção reúnam”. Já Filipe Cruz, porta-voz da comissão administrativa do Batuque, garantiu “não ter conhecimento de nenhum prazo”.
Recorde-se que a cedência, por parte da Câmara, de parte das instalações do IVV para as associações ligadas ao Carnaval, foi tornada pública na festa dos vinte e cinco anos do Batuque. Na altura, contudo, Filipe Cruz garantiu que a mudança efetiva só poderia acontecer “depois do Carnaval de 2014”.

Texto de Mónica Sofia Lopes publicado no quinzenário Jornal da Mealhada, número 906, de 13 de novembro de 2013.

Sem comentários: