terça-feira, 26 de novembro de 2013

...não conseguir tirar o RUBEN da cabeça...



Quando uma mãe tem um filho (pelo menos é o que ouço de todas as mães à minha volta) sente-se algo inexplicável… é deixar de pensar no “eu” e pensar num “nós”, num “tu”, num somente “tu”.
Ninguém nunca pensará que ao ter um filho, ele poderá vir a sofrer de asma, de diabetes, de simples gripes sazonais… Nenhuma mãe está preparada para um filho doente…. Julgava eu…. Mas, na passada sexta-feira, conheci a Madalena, a mãe do Ruben….
O Ruben sofre de displasia óssea desde que nasceu… à primeira vista o nome da doença não diz grande coisa, mas, e segundo declarações da mãe, ele será o caso mais grave que existe em Portugal…. Mas isto também não diz nada a quem possa ler estas linhas…
E eu digo que nada diz, porque só quem conhece o Ruben e o vê deitado num cantinho do sofá, cheio de máquinas à sua volta, pode de facto sentir a gravidade desta doença…
O Ruben tem onze anos (onze longos anos passados, praticamente, no Pediátrico em Coimbra) e pesa dez quilos. Quando digo que o encontrei num cantinho do sofá, podem imaginar pelo seu peso que foi mesmo num cantinho do sofá, pequenino, indefeso…. Simpático (porque a educação que teve, “obriga-o” a que seja), mas cansado…. Cansado de sofrer.
Nunca tinha visto o Ruben antes da tarde da passada sexta feira, mas acredito que o olhar que me mostrou seja bem diferente do que teve em outros tempos…. Senti-lhe o cansaço de lutar há onze anos pela vida….
O Ruben nunca foi à escola, nunca brincou com crianças… os seus amigos são pessoas grandes… a sua grande amiga, a sua mãe. Que mulher! Que mãe!
Esta Grande Mãe que “escondeu” do mundo o que sempre viveu e só agora “acedeu” à exposição porque precisa! Porque precisa da ajuda de todos. Precisa alimentar o Ruben, precisa pagar a renda de casa, as contas (imensas) na Farmácia. Precisa da nossa ajuda…
O Ruben só assimila (e através de uma sonda, porque há meses que não ingere nenhum alimento) um leite especial, comprado na Farmácia… Cada lata dura dois dias e custa cerca de quarenta euros. QUARENTA EUROS. Nos dias de hoje, ninguém suportaria essa despesa, quanto mais a mãe do Ruben, que está desempregada….
Vamos ajudar o Ruben! Vamos dar um pouquinho que seja cada um…. Uma lata é uma muito cara… mas uma lata dividida por dez amigos, não é nada! E o Ruben precisa… Os que podem mais, ajudem monetariamente, ajudem esta mãe a poder pagar uma renda de casa, onde o filho (quando não está internado) passa 24 horas, 24 longas horas, ligado a máquinas para poder VIVER!

Sou jornalista há dez anos e habituei-me a ter contacto com muitas histórias… A minha profissão é de facto contar historias…. Recordo a prostituta ucraniana que entrevistei à beira da estrada, que depois das horas de trabalho, ao frio e à chuva, só queria chegar a casa e poder dar o jantar à filha (que julgava que a mãe passava o dia numa fábrica); Recordo a Sónia que doou um rim ao primo Kau, que lhe agradece até ao fim, a VIDA que lhe deu. Que gesto bonito. Que pessoas incríveis!; Lembro-me da idosa de BarrÔ que viveu até aos 104 anos (penso eu que a idade está certa), que sempre que fazia aniversário, esperava os jornalistas da imprensa local à janela e acordava bem cedo para que a filha lhe arranjasse as unhas e o cabelo….
São histórias reais que nos deixam marcas e que por isso me lembro delas sempre…. Mas a do Ruben, a do Ruben de facto, tocou-me…. Entrevistei-o na sexta-feira e até hoje não consigo tirar a imagem desta criança, bem como da sua mãe, da minha cabeça…. Não consigo…
E resolvi partilhar o que sinto, talvez de forma egoísta, por achar que a partilhando, pensarei menos nela….

VAMOS AJUDAR O RUBEN! VAMOS TODOS PENSAR NA VIDA DO RUBEN E DA SUA MÃE MADALENA!


13 comentários:

Miguel Midões disse...

Olá Mónica,
artigo de opinião fantástico. Não só porque está muito bem escrito, mas também (e sobretudo) pela mensagem que passa.
Fui/sou jornalista há nove anos (uma vez jornalista, jornalista sempre), e durante os sete anos que estive na Rádio Onda Livre, perto de Bragança, foram muitas as histórias que me comoveram. Sendo do Luso, conhecendo a Madalena, conhecendo o Ruben (que já não vejo há alguns anos) só me resta agradecer-te a lembrança que nos deste. Ajudamos quem não conhecemos e ignoramos quem está mesmo ao nosso lado. Talvez fruto dos tempos modernos, embora não sirva de desculpa. Depois deste artigo no teu blogue irei, com certeza, procurar a Madalena e tentar ajudar a minimizar a dor, dentro do pouco que posso! Posso pouco, mas irei e espero levar mais gente comigo!
Uma vez mais Parabéns!
Miguel Midões

Daniel Vieira disse...

Gostei, Mónica. As palavras tocaram-me e estou emocionado!
Vamos ajudar!

Unknown disse...

Realmente o ruben é uma criança com um C grande.. consegue ter energia para ele, para a doença e para no fundo dar força à mãe Madalena. uma mãe incrível já passou por tanto mas tanto.... e não tem qualquer ajuda e a que tem de quem tem mesmo de ajudar essa ajuda é chorada. estou na suíça vim para aqui em janeiro mas conheço bem o ruben (faz anos no mesmo dia que eu)e sei por que tem passado... as pessoas mais chegadas dele, os amigos grandes são meus tios direitos e digo-lhe teem feito mais por ele que a própria família.... à Madalena desejo muita sorte e força... ela sabe e ao pequeno grande herói que continue sempre a lutar.. eu tenho esperança que um dia ainda vou ver o ruben a correr atrás de uma bola e quem sabe com o Nuno Gomes seu grande ídolo. Parabéns por estas palavras Mónica!
Tatiana Ferreira

Unknown disse...

Pufff...que abençoada tenho sido...cada vez que ouço/leio estas batalhas de vida fico...pequenina...fico sem palavras, com o coração apertadinho...pergunto-me...que mundo é este, meu deus? Bom...o que é preciso para ajudar este menino?

susana disse...

Prova de Amor de Vida.
Como podemos ajudar? É apenas isso que falta informar.

MSL disse...

Bom dia a todos e obrigada por tanta solidariedade. O povo português é fantástico :)

Existe um NIB - 003504500002245803045- da Caixa Geral Depósitos, que julgo que seja da Associação Bairada Solidária, organizadora da campanha "Todos pelo Ruben".

Quem preferir entrar em contacto com a mãe pode enviar-me um email para lopes.msofia@gmail.com (Tenho autorização para facultar o seu número de telemóvel)

OBRIGADA

Unknown disse...

ou podem fazer transferencia directamente para a conta do ruben 004534034025246353744. VAMOS AJUDAR

Anónimo disse...

Mónica, você exprimiu tudo o que sinto e que acompanho com o meu filho no Hospital Pediátrico. O Ruben é um dos "meus meninos" e a Madalena uma Mãe à séria como eu costumo dizer. Adoro-os!








Paula Portela disse...

Fiquei muito contente por tudo o que li porque eu conheço a Madalena desde o tempo do liceu andamos juntas a estudar confessavamos os nosso segredos uma a outra ela foi a primeira pessoa a saber da minha primeira gravidez e oferceu-se logo para ser madrinha no dia do casamento da minha filha foi quando eu fiquei a conhecer melhor a doença do Ruben porque antes disso sabia que havia qualquer coisa de anormal mas nunca imaginei que fosse tão grave porque eu estou fora do pais já alguns anos e não imaginava a gravidade da doença mas uma coisa sei a Madalena é mesmo uma grande mulher desde muito jovem que ela começou a sofrer desde a náo aceitação por parte dos pais do primeiro namorado que ela adorava mesmo a sério, que viria mais tarde a sofrer um grave acidente, depois os pais não o deixavam ir visita-lo ão hospital fomos muitas vezes as escondidas nas horas das aulas porque não havia outra hipótese ele ainda esteve em coma algum tempo mas mesmo assim náo havia maneira dos pais quebrarem, graças a deus ele safou-se mas nunca conseguiram ser felizes ela lutou muito mas teve que desistir porque os pais foram mais fortes que ela ainda hoje penso que ela se casou só para fazer a vontade ãos pais e depois deu no que deu divórcio e tenho quase a certeza que ela nunca teve uma vida tão boa como poderia ter tido com o grande amor da sua juventude e agora esta grande MULHER tem lutado estes onze anos praticamente sozinha porque a família praticamente toda lhe virou as costas quando ela mais precisava é triste mas vá lá que tiveram um rebate de consciencia e agora estão a ajudá-la lá diz o ditado mais vale tarde que nunca e mais não digo porque não quero ferir nimguém o que interessa neste momento é ela e o Ruben terem o maior numero de pessoas a ajudá-los. Força todos com o RUBEN E COM A MADALENA eu também vou ajudar no que puder e já pedi a minha mãe que tá aí em Portugal para ajudar no que lhe for possível e sei que ela já tá a ajudar, o pouco que seja que cada um possa dar no fim vai ser uma grande ajuda força e beijos Madalena e Ruben desejo do fundo do meu coraçao o melhor para voces

Anónimo disse...

MUITA FORÇA E CORAGEM A ESTA GRANDE MÃE E A ESTE GRANDE PEQUENO HEROI.....PARABÉNS PELA BONITA MENSAGEM ...........AJUDEM POR FAVOR HOJE ELE AMANHÃ NÓS BJS.........

Soraia disse...

Quando conheci este menino com uma vida tão curta mas com uma vida de sofrimento tão longo desde sempre me tocou também, creio que toca a todos esta história. O Rúben ensinou-me muito. Ensinou-me a não desistir de nada. Ao longo de quatro meses acompanhei-o e fiquei surpreendida com a capacidade que o ser humano tem em lutar pela vida.
Desta mãe só posso dizer que é uma heroína, uma pessoa incrível. É uma verdadeira MÃE!
FORÇA!

Anónimo disse...

Quando conheci este menino com uma vida tão curta mas com uma vida de sofrimento tão longo desde sempre me tocou também, creio que toca a todos esta história. O Rúben ensinou-me muito. Ensinou-me a não desistir de nada. Ao longo de quatro meses acompanhei-o e fiquei surpreendida com a capacidade que o ser humano tem em lutar pela vida.
Agora o Rúben precisa ainda mais de ajuda.Desta mãe só posso dizer que é uma heroína, uma pessoa incrível. É MÃE!
FORÇA!

Anónimo disse...

Desejo muita força à mãe do Rúben e a todas as pessoas que neste momento estão a sofrer com a partida deste pequeno Grande rapaz.
Apesar da dor e do espaço vazio que nos deixa, não nos podemos esquecer que lutou uma vida inteira, é um Gerreiro, e agora está a descansar.
Do fundo do meu coração, um forte abraço e muita força, sobretudo a esta Mãe que dedicou cada minuto ao Rubén. Muita força mesmo.