quinta-feira, 31 de agosto de 2017

..."não me estraguem a ideia que tenho sobre os sentimentos de um emigrante"...


Ser emigrante é estar longe com o coração no seu país...
Ser emigrante é ansiar pelo mês de agosto e os seus trinta e um dias em Portugal...
(Pode ser qualquer mês do ano, a ânsia será sempre a mesma!)
Ser emigrante é abraçar a família e os amigos como ninguém mais abraça....
Ser emigrante é querer ir à praia, ao bailarico lá da terra e ao café onde sempre se ia com 20 anos...
Ser emigrante é "olhar" para Portugal, para a Mealhada, para a Bairrada, de uma forma que mais ninguém o consegue fazer...
(Dou os exemplos da minha região)
Ser emigrante é querer comer bacalhau e sentir aromas que mais ninguém sente....
Ser emigrante é deixar no seu país, as raízes culturais, genéticas, sociais e tal e tal, mas é essencialmente deixar sentimentos, onde predomina sempre (ou quase sempre) a saudade...

A saudade é um sentimento que só um emigrante o conseguirá descrever melhor do que ninguém. Mas a saudade é também um sentimento de quem fica.... e as expectativas de se ver um amigo ou familiar, emigrantes, são também enormes para quem cá está, para quem fica e não parte....
Este é também um lado do sentimento indescritível...

Por isso, não me estraguem a ideia que tenho sobre os sentimentos de um emigrante....
Um emigrante, a séria, como o meu avô sempre me fez sentir, é este!


Imagem: Alexas_Fotos (pixabay.com)

Sem comentários: