sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

...O pior aconteceu... mas nem a chuva arrefeceu a alegria...

Em 2013, Carnaval da Mealhada teve prejuízo superior a 40 mil euros

“Este Carnaval foi um desastre e teve um grande prejuízo. Ainda não posso fazer um balanço concreto, mas temos um prejuízo de quarenta a cinquenta mil euros”, declarou, ao Jornal da Mealhada, Fernando Saldanha, presidente da direção da Associação de Carnaval da Bairrada, após não se ter realizado o desfile do passado domingo, resultado do adiamento do de dia 10 de fevereiro, do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada. Festa que, este ano, “viu” a escola de samba Batuque ser campeã.
Dois domingos, dois dias de chuva. É o resultado do rescaldo do Carnaval da Mealhada, que só na terça-feira, dia 12 de fevereiro, mesmo debaixo de alguns aguaceiros, saiu à rua. E mesmo neste “esteve longe das expetativas”, lamentou o dirigente da Associação de Carnaval da Bairrada, que ainda não tem “números exatos de entradas”. Da parte dos dirigentes das escolas de samba nem mesmo as baixas temperaturas e a chuva que se fez sentir conseguiram minimizar o entusiasmo.
“Correu tudo muito bem. Infelizmente a chuva tirou o efeito das penas e alguns costeiros perderam um pouco o efeito pretendido”, lamentou Mariana Cidade, carnavalesca do Grémio Recreativo Escola de Samba Batuque, que desfilou como tema “Batuque na Idade Média”. “Mas divertimo-nos muito e penso que divertimos o público também!”, acrescentou ainda.
Hugo Idalécio, presidente da mesa da assembleia-geral do Grémio Recreativo Escola de Samba Amigos da Tijuca, descreve o corso com “nota 10”. “Correu tudo muito bem”, enfatizou o dirigente da escola que desfilcou com o tema “E por falar em saudade: Ainda te lembras? A Tijuca conta como foi!...”.
Opinião idêntica tem André Castanheira, presidente da direção dos Sócios da Mangueira: “Correu muito bem, apesar do orvalho ter sido uma constante durante todo o desfile. A escola não desiludiu”. O dirigente, que desfilou com o tema “O sonho de Alice: Uma ideia maravilhosamente louca”, ficou ainda surpreendido com a assistência: “Não esperava ver tanta gente”.
Em desfile estiveram também grupos de critica e animação: Fanfarra de Melres, Gigantones, Saltimbancos de Ceira, Os Papagatos, Os Divertidos, Os Espantalhos, Os Mimos, Big Borga e Grupo Populum.
Rodrigo Andrade, que fez de Berto na novela “Gabriela”, foi o rei do Carnaval de 2013, que esteve acompanhado da sua namorada, a modelo Melina Torres. Ao Jornal da Mealhada, o ator declarou: “Apesar da chuva a temperatura estava quente! Estou muito contente e espero voltar. Foi um espetáculo lindo”.
O Carnaval terminou na tarde do passado domingo, uma semana depois do que é habitual, com a divulgação dos resultados do Concurso de Escolas de Samba, promovido pelo Jornal da Mealhada. O Batuque sagrou-se campeão com 295,3 de pontuação, em segundo lugar, com 290,7, ficaram os Sócios da Mangueira e em terceiro lugar, com 280,7, ficaram os Amigos da Tijuca.
Logo após os resultados, os sócios do Batuque fizeram um desfile noturno pelas ruas da cidade da Mealhada.

Texto de Mónica Sofia Lopes publicado no Jornal da Mealhada de 20 de fevereiro de 2013.
Fotografia de Cláudia Lobo - Fotojornalista por um dia +

Sem comentários: