sexta-feira, 8 de julho de 2016

...4 Maravilhas da Mesa da Mealhada...



Satisfeito com 7.ª Gala, Marqueiro elogiou criação da marca

A VII Gala das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” decorreu, na noite da passada sexta-feira, na Adega Rama, no Carqueijo. A festa, que se realiza de dois em dois anos, revalidou a continuação dos aderentes na marca e integrou novos. Este ano, contou ainda com a novidade de duas candidaturas na categoria “Produtos Alimentares Associados”.
A noite de 1 de julho foi de Gala para todos os aderentes da marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão”. Uma marca que, segundo Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, foge totalmente à regra do que os estudos de marketing estipulam como parâmetros. “Tudo indicava que uma marca com quatro produtos não funcionaria, mas a verdade é que esta pegou! Parabéns a quem a inventou e a registou. Integra produtos com qualidade e que são da Mealhada”, elogiou o edil, aos jornalistas, no final da Gala, organizada por dois mealhadenses, Paula Gradim e Sérgio Lindo, reconhecidos no concelho da Mealhada pelas suas intervenções artísticas.
Mas os «reis» da noite foram os produtores e comerciantes. Assim, na categoria de “Água e Pão”, revalidaram o titulo a Sociedade da Água de Luso, Escola Profissional Vasconcellos Lebre e as Padarias Manaia e Madrugadora. No Vinho, os galardões foram para Milheiro Selas, RAMA, J. Rama, Lda., Quinta do Azinhal, Manuel Ferreira da Silva, Quinta do Carvalhinho e as Caves Messias.
Na categoria de Restaurantes os “premiados” foram Sociedade Hoteleira Pedro dos Leitões, Nelson dos Leitões, conjunto turístico “Quinta dos Três Pinheiros”, Churrasqueira Rocha, “Hilário”, “O Castiço”, “Típico da Bairrada”, “Octávio dos Leitões”, “Pic-Nic”, “Rei dos Leitões”, “Meta dos Leitões” e “Oásis”.
Receberam ainda galardões o assador “Leitão 100% Bairrada” e os estabelecimentos comerciais “Esplanada Jardim”, “Tás Ca Larica” e Intermarché.
Mas a “grande” novidade foram os “Produtos Associados”, uma nova categoria, que contou com duas candidaturas na área da doçaria: Os caramujos do Luso levados por “Semedo & Bonito” e os bolos da empresa “Docealhada”. “Faltou aqui o ‘Casticito’, um pastel que já tem marca registada, mas que por esquecimento da sua tutora não se candidatou”, declarou o presidente da Câmara da Mealhada, enfatizando que a marca “4 Maravilhas” está “aberta a quem quiser fazer parte dela, sempre com espírito de inovação”.
Candidataram-se ainda, e integrarão o projeto logo que tenham os processos de obras concluídos, o hotel “Portagem Bairrada Center”, o restaurante “Gil dos Leitões” e a Adega Casa de Sarmento. “Muito nos honra que queiram fazer parte do nosso projecto municipal”, concluiu ainda Rui Marqueiro.
A animação do evento esteve a cargo do casal mestra sala e porta bandeira da escola de samba da Mealhada “Batuque”; da fadista lusense Edna Costa; do mágico André Lopes, natural do Canedo; do grupo musical de Pombal “Coffee & Cigarettes”; da Orquestra de Tangos de Coimbra; e ainda de elementos da Patinagem Artística do Hóquei Clube da Mealhada.

Avaliação introduziu “melhorias”

Recordamos os nossos leitores que “a marca, criada e registada pela Câmara Municipal da Mealhada em 2007, procura reforçar o posicionamento dos quatro produtos gastronómicos de excelência do concelho, através da promoção da qualidade, da genuinidade e da tradição por parte dos agentes económicos. E dá aos consumidores essa garantia de que, ao entrarem num estabelecimento que exibe o selo ‘4 Maravilhas,’ está assegurada essa qualidade que transforma uma refeição numa experiência memorável”.
A avaliação é feita por um júri constituído por representantes de várias entidades: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Associação de Escanções de Portugal, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, Associação de Municípios Portugueses do Vinho e Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Para além da categoria “Produtos Alimentares Associados”, a marca introduziu “melhorias” na avaliação aos candidatos, segundo Ana Paula Pais, presidente do júri, tendo aberto o parâmetro de degustação dos produtos e ainda dado enfoque à carta e serviço de vinhos.

Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 975, de 6 de julho de 2016.

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