quarta-feira, 9 de outubro de 2013

...Bussaco visitado por um “buggie”...



A Fundação Mata do Bussaco e o Município de Penacova apresentaram o projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco”, na manhã da passada quinta-feira, no Convento de Santa Cruz, no Bussaco. Um passeio único, diferente e que apetecerá repetir é o que o futuro reserva à Mata do Bussaco, através de um trajeto em “buggie” (automóvel), auxiliado pelas novas tecnologias.
“Divulgação da região e captação de turistas; preservação da biodiversidade da Serra do Bussaco, dando-a a conhecer e proceder ao respectivo combate das invasoras; preservação dos monumentos do Bussaco; e ver o Bussaco como um todo, tendo em conta todos os parceiros existentes nas zonas envolventes” são os objetivos fundamentais deste projeto na visão de António Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Bussaco.
Coube a Luís Rodrigues, Técnico de Turismo da Câmara de Penacova, apresentar o projeto. “O turista quando viaja procura experiências únicas e é isso que pretendemos com o auxílio da empresa Extramotion, onde teremos uma oferta interactiva com recurso às novas tecnologias. Isto vai permitir que as pessoas visitem o Bussaco de forma autónoma”, declarou o técnico, que ainda acrescentou ser fundamental “as parcerias com as Câmaras Municipais envolventes, Universidades e Associações de Desenvolvimento Regional”.
O futuro “buggie”, que poderá ser conduzido a partir dos dezasseis anos, será munido de uma plataforma virtual de navegação. “O turista vai sozinho com autonomia fazer o trajeto, contudo, tudo estará em efeito remoto, através de um GPS, para que esteja em segurança”, declarou um dos elementos da empresa Extramotion.
Para Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova, o turismo em Penacova tem que viver “do Bussaco e de Coimbra”. “A Fundação é o exemplo de um espaço que existe para resolver os problemas. Foi uma excelente solução”, acrescentou o edil.
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, garante que este projeto é importante porque “valoriza o património; nasce na região Centro, que agrega dezenas de municípios; e pode ter um forte crescimento internacional, se se pensar no mercado francês e inglês”. “Se cada um de nós fizer a nossa parte, acho que estamos ‘condenados’ ao sucesso”, garantiu.
Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, a quem coube o “encerramento” da apresentação, declarou: “Hoje mais uma vez o 26 de setembro faz história no nosso concelho”. “Tenho orgulho em ver a dedicação e paixão com que a Câmara de Penacova abraçou este projeto. O Bussaco é muito grande para ser só disputado pelo Município da Mealhada. Temos muito a explorar aqui com parceiros fortes e ativos”, concluiu.
No final, para além de uma demonstração de um pequeno percurso num dos “buggies” da empresa, houve também um pequeno “lanche” feito e servido pelos alunos do curso de Restauração - Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL).

Texto de Mónica Sofia Lopes publicado na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, de 2 de outubro de 2013.

Sem comentários: