domingo, 20 de setembro de 2009

...da Onda...

Mais de duzentos surfistas criaram ontem, sábado,logótipo humano realizado no mar em Portugal em defesa da onda da praia do Cabedelo (Figueira da Foz), acção promovida pelo movimento cívico SOS Cabedelo.
A onda, considerada uma das melhores do mundo para a prática do surf, está ameaçada devido às obras no molhe do porto comercial da Figueira da Foz, segundo os surfistas que protestaram ontem contra o que consideram ser os efeitos nocivos da obra.
O protesto juntou 215 surfistas, num mar que estava "flat", o que possibilitou a criação do maior logótipo humano na água, cujo record tinha sido alcançado pela presença de 101 surfistas em Carcavelos.
O SOS humano foi desenhado pelas pranchas no mar do Cabedelo perto das 18 horas de ontem e teve a presença de diversos campeões nacionais dos desportos das ondas como Miguel Ruivo, Patrícia Lopes, Justin Mujica e João Antunes.
"Esta é a primeira de uma série de iniciativas que vamos fazer, estando previsto para Novembro a realização de um seminário sobre o impacto do surf na sociedade actual", disse Eurico Gonçalves, porta-voz da Comissão SOS Cabedelo.
O movimento defende a implementação imediata de um "bypass" no molhe, com recurso a uma bomba semelhante à das dragas e um "pipeline", para bombear a areia de norte para sul, uma solução que é habitualmente utilizada para manter o transporte natural dos sedimentos, interrompido por molhes, em países com tradição no surf, como a Austrália.
O movimento, segundo Eurico Gonçalves está preocupado com o eventual desaparecimento da onda do Cabedelo, tal como aconteceu no Cabedelinho, praia situada entre os molhes norte e sul da barra do Mondego.
"Esta onda é um bem precioso e estou aqui solidário com a causa", desabafou ao JN, Miguel Gravato, um apaixonado pelo desporto das ondas, e que como praticante de bodyboard já alcançou 24 vitórias. "É uma onda muito boa e as obras que já foram feitas no molhe já começaram a estragá-la", disse, lembrando que o Cabedelo já foi palco de quatro etapas do circuito mundial de surf.
"Esta praia já perder muita areia, é a praia mais segura da Figueira que vai desaparecer com o tempo", diria por seu turno João Nunes, de Coimbra e "amigo da causa". "O melhor é necessário para salvar o porto, mas tem que se fazer algo para salvar a onda", acrescentou.
"O surf é hoje um nicho económico muito importante, não é uma actividade sazonal e nem movimenta 30/40 pessoas como há 40 anos. Nos desportos das ondas aos fins de semana estão aqui pessoas de todo o lado para praticarem desportos das ondas, muitos deles estrangeiros", recordou.
A iniciativa de ontem denominada Dia das Ondas juntou centenas de pessoas das escolas de surf de manhã e teve ainda um convívio com porco no espeto (80 quilos) e uma festa com dj's pela noite.


Noticia aqui.

Sem comentários: