sábado, 14 de março de 2009

...viver com o salário mínimo...

Crónicas de um jornalista em apuros
Com o novo ano, o salário mínimo subiu para os 450 euros. O repórter do Expresso, Hugo Franco vai contar diariamente como é viver com este dinheiro. Não é comum o jornalista tornar-se notícia. Mas abrimos uma excepção...
A experiência de viver com o salário mínimo durante Janeiro falhou por dois dias. A 29 de Janeiro ultrapassei a fasquia dos 450 euros.
Má gestão do dinheiro? A inesperada conta da electricidade que chegou no final do mês e rebentou com o "plafond"? Sim. Parte da culpa do insucesso passa por aí, é certo.
Quem vive há muito tempo com um salário tão baixo tem a (dura) experiência de saber contabilizar todos os tostões para poder viver com o máximo de dignidade. Eu pelo contrário, há alguns anos que recebo mais dinheiro do que os supracitados 450 euros. E, mesmo não sendo uma pessoa de extravagâncias, acabei por me desabituar a contar com tão pouco.
Mas mais do que uma gestão duvidosa do dinheiro, o cerne da questão é que 450 euros é realmente uma quantia muito baixa.
Mesmo para quem (como eu) não teve de colocar dinheiro de lado para pagar a renda da casa. E para quem (como eu) teve a ajuda de colegas (as boleias de carro) e da família (comida caseira).
A maioria das pessoas que trabalha nas fábricas, em supermercados, ou mesmo em multinacionais de sucesso que se aproveitam a crise para pagar pouco, não tem essa sorte.
Não precisava de ler as dezenas de testemunhos que me chegaram via e-mail de pessoas que vivem com esta quantia para me aperceber da dura realidade. Estas suas cartas têm pelo menos a grande virtude de chamar a atenção (a mim e aos leitores) para um fenómeno que afecta uma grande parcela da população portuguesa.
7 de Fevereiro de 2009, edição impressa do Expresso, o resumo desta (polémica) epopeia.
EXCELENTE TRABALHO

1 comentário:

Tony disse...

Eu vivo com o ordenado minimo. Ainda bem que tomaram esta iniciativa.Agora gostava de ver alguns dos senhores do governo viverem com ele.
A limitação economica é uma forma de ditadura porque nos limita aos nossos projetos.
Ás vezes pergunto porque trabalho e para quê. A fome conheço -a bem.
Ainda dizem que o dinheiro não dá felicidade, mas ajuda.
Alem disto tudo é preciso ver que para sair da crise é preciso haver consumo e com 450 Euros mensais pouco ou nada se consome.
Triste sorte de ganhar tão pouco