quinta-feira, 13 de setembro de 2012

...Drama & Dance - Associação Cultural e Artística...



"O que nós fazemos é arte dramática, utilizando a dança para a apresentar”, afirmou Paula Gradim

Os elementos do “Drama & Dance - Associação Cultural e Artística”, Paula Gradim e Sérgio Lindo, celebraram a escritura desta associação, no passado dia 24 de Setembro, Cartório Notarial de Coimbra. Com início em 2006, onde dançavam apenas seis elementos, que eram denominados de “Sedução”, a equipa cresceu, e hoje conta com catorze dançarinos, que têm entre os catorze e os vinte seis anos de idade, e com um com junto variado de pessoas, que vão desde o Disc-Jockey, passando pelo designer, até à maquilhadora.
“A nossa história como grupo começa numa simples conversa na internet, entre mim e o Sérgio Lindo, em Novembro de 2006. Tínhamos muita vontade de fazer alguma coisa, uma vez que ambos gostávamos imenso de dançar. Eu tinha entrado ao serviço do Hospital da Misericórdia da Mealhada há pouco tempo, sabia das dificuldades financeiras que existiam, e então, surgiu-nos a ideia de juntarmos a vontade de fazer alguma coisa a uma boa causa, que seria a de apresentarmos um espectáculo, onde as verbas revertessem a favor desta instituição”, começou por dizer Paula Gradim, uma das mentoras deste projecto.
“Começámos por pensar numa história e surgiram imensas que podíamos contar, através da dança, mas precisávamos de mais quatro pessoas, para além de nós. Marta Oliveira, Susana Lourenço, Rita Fernandes e Vânia Fernandes foram os elementos que convidámos e que aceitaram o desafio. No início, ensaiávamos em casa do Bruno Malta, o que ainda durou cerca de cinco meses, depois começámos a ensaiar na sede do Batuque”, continuou Paula Gradim.
A primeira apresentação intitulada “Sedução” realizou-se em 23 de Maio de 2007, no cineteatro Messias, na Mealhada, e, mais tarde, também neste local, na Gala de Natal, em Dezembro de 2007, organizada pela Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. “A partir daqui começámos a ser contactados por entidades de fora do no concelho da Mealhada. Fizemos um espectáculo na festa de Natal, do Jardim-de-infância de Aguim, no Clube de Rugby, em Coimbra, e até fizemos apresentações em casamentos. Também o grupo de pagode Samba Lê-Lê falou connosco para fazermos uma parceria com eles para quando lhes pedissem dançarinos, nós irmos com eles. Eu e o Sérgio fazemos samba de gafieira e algumas das nossas meninas dançam samba individual. Nos meses de Abril, de Maio e de Junho andámos quase todos os fins-de-semana de um lado para o outro”, declarou Paula Gradim.
E porquê a denominação “Drama & Dance”, perguntámos. “No início chamavam-nos os ‘Sedução’ por causa do nome da primeira peça, mas quando começámos a ser contactados por entidades apercebemo-nos que tínhamos que criar um nome forte para o grupo. Escolhemos ‘Drama & Dance’ porque o que nós fazemos é arte dramática, utilizando a dança para a apresentar. Em tudo aquilo que fazemos, queremos contar uma história. O Sérgio faz as coreografias e eu faço os argumentos de cada história”, respondeu Paula Gradim.
Sérgio Lindo, também mentor do projecto, declarou: “As pessoas não têm noção do trabalho que dá construir este tipo de espectáculo porque também não estão habituadas a vê-los”. “Muito poucos sabem que somos apenas os dois a fazer tudo isto. O Sérgio é um génio! Todas as coreografias são feitas por ele”, acrescentou ainda Paula Gradim.
Sobre o musical “Casa dos sete Pecados”, Paula Gradim explicou: “A partir da Gala de Natal de 2007, quando começámos a fazer espectáculos noutros locais e a receber dinheiro, pensámos em fazer algo maior e ai já podíamos investir noutras coisas. Entretanto, fomos convidados para fazer a festa de lançamento de uma marca de automóveis, que não chegou a realizar-se, mas que foi preparado. Foi aí que chamámos a Márcia Andrade e o Alcides Ferreira. Como este projecto não se realizou e já tínhamos trabalho adiantado, surgiu o musical ‘Casa dos Sete Pecados’ nos nossos ensaios, onde foram necessários ainda mais dançarinos. Miguel Oliveira, Helena Peres, Ana Lúcia Maia, Michelle Alegre, Vanessa Graça e Iolanda Fernandes foram os outros elementos que entraram, posteriormente. Para este espectáculo, os ensaios foram levados quase à exaustão e também houve investimento monetário a nível de guarda-roupa”.
Após a apresentação do espectáculo “Casa dos Sete Pecados”, no passado dia 5 de Setembro, no cineteatro Messias, os elementos do “Drama & Dance” fizeram um balanço positivo. “É óptimo ter aqueles aplausos todos de pé e pessoas à nossa espera para nos darem os parabéns. Isso já compensa por tudo. Há pessoas que absorvem a história e conseguem perceber o que nós queremos daqui para a frente e o potencial que julgo termos”, afirmou Paula Gradim. A dançarina apenas lamentou: “A nível de entidades representativas do concelho da Mealhada, o feedback não foi grande”.
Sobre o futuro, Paula Gradim disse: “Tivemos um profissional a filmar na apresentação do musical, que agora vai editar um DVD, onde vamos estudar o que esteve bem e o que esteve mal. Após isso, vamos arranjar maneira de fazer um clipe para podermos colocar na internet e divulgar o nosso trabalho. Pretendemos também fazer chegar isso a Câmaras Municipais porque é mais fácil vender o nosso trabalho com imagem do que apenas com flyers”. A mentora do projecto ainda acrescentou: “Não sei se a curto ou a médio prazo, queremos dar aulas e poder transformar este grupo numa escola de dança. Estes sete elementos que entraram agora para esta peça vão continuar a ensaiar e quem for entrando, posteriormente - porque aceitamos todas as pessoas que queiram colaborar connosco - vai aprendendo com quem já cá está. É trabalhoso, mas muito satisfatório, porque não precisamos só de saber dançar e fazer as coreografias, também temos que treinar as diversas expressões faciais”.
“Para além da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, temos que agradecer também à Câmara Municipal da Mealhada, ao Ginásio Pampigym, ao Grupo Recreativo Escola de Samba Batuque, ao Ferraz & Ferraz, ao Intimus Lingerie, ao Galé Artes Gráficas, à Quinta dos Cedros, ao Disc-Jockey Mesquita, ao designer João Luís e à nossa apresentadora oficial, Catarina Gradim”, agradeceram ainda Paula Gradim e Sérgio Lindo.
Os interessados em contactar os elementos do grupo podem consultar o sítio na internet http://www.dramandance.blogspot.com/, onde se encontram os contactos telefónicos e de correio electrónico dos “Drama & Dance”.

Mónica Sofia Lopes

Trabalho publicado na edição impressa do Jornal da Mealhada de 1 de outubro de 2008.

Sem comentários: