Luzes, música e muita animação
A vila termal do Luso está
“vestida” de Natal desde o passado mês de novembro. As luzinhas nas árvores e
na rua, as músicas de Natal e a animação durante todos os fins-de-semana
“trazem” ao centro localidade mais de um mês de festa, que só termina a 10 de
janeiro. O programa é extenso e quem por lá passa garante que é animado.
Pelo quarto ano consecutivo, a
associação lusense AquaCristalina realiza o “Natal Luso-Bussaco” que conta com
a colaboração, para além da população do Luso, de diversas entidades parceiras:
Fundação Mata do Bussaco, Dias do Avesso, Living Place, P8 eventos, Uakatá,
Despert'art, Proliabike e DitoEFeito.
“O evento começou em 2012 pela
empresa Dias do Avesso, do qual sou gerente. Foi um projeto piloto, que correu
bem, e desafiámos os outros empresários e comerciantes a aderirem”, começou por
explicar, ao Jornal da Mealhada, Inês Seabra, secretária da direção da
associação AquaCristalina, que garante que o objetivo primordial é o da “captação
de turistas”. “Estamos a tentar contrariar o turismo sazonal, que no Luso acaba
por acontecer só no verão. Como sabemos que nos hotéis maiores, como o Grande
Hotel e o Inatel, há famílias que já procuram o Luso no Natal e na Páscoa, achámos
que fazia sentido oferecer mais alguma coisa, criando outros atrativos”,
acrescenta Inês Seabra.
E para isso, o “Natal
Luso-Bussaco” tem duas vertentes disponíveis: Iluminações de Natal, fruto de
angariação de fundos realizada ao longo do ano; e um programa cultural centrado
nas famílias, com atividades para os mais novos e mais velhos. “Longe do buliço
de outros destinos típicos desta quadra, o Luso propõe-se a oferecer algo
diferente, aquilo que é e tem de melhor: Um local belo, tranquilo e onde se
respira natureza e bem-estar; onde as famílias podem viver a ternura desta
época com atividades em família e espetáculos culturais para todas as idades
que não perturbam a calma do local. Serenidade, harmonia e luz... assim se
define o Natal Luso-Bussaco”, lê-se num comunicado de imprensa dos elementos da
direção da associação AquaCristalina.
Mesmo no centro da vila, na Fonte
de São João, está montada a Tenda de Natal, o espaço que todos os
fins-de-semana recebe inúmeras atividades: Espetáculos todos sábados à noite
(música, bailado, canto lírico, grupos corais, malabarismo, fantoches, etc.),
Mercadinhos e Sabores de Natal aos domingos (até ao dia 25 de dezembro) e até
uma grande festa de Natal para os mais pequenos a 19 de dezembro, a partir das
14 horas. Na noite do dia 19, mas à noite, haverá também uma peça de teatro
baseado nos Contos de Aquilino Ribeiro, “Amá-la com histórias”.
Pelas ruas andará o já habitual
“Natal Itinerante” que, todos os sábados e domingos de dezembro, fará circular,
por vários espaços da vila e da Mata do Bussaco, os micro-espectáculos de Natal
levando o espírito natalício por onde passa. A entrada na tenda e nos
espetáculos é gratuita.
A partir de 12 de dezembro será
ainda possível percorrer as ruas da vila, fazendo o Roteiro de Presépios de Rua
que os habitantes com afinco vão preparando. São trinta presépios de rua, todos
diferentes e imaginativos que convidam a um passeio em família. “Noventa por
cento estão no Luso e Bussaco e os restantes por aldeias da freguesia”, explica
Inês Seabra, que ainda informa: “Nessa noite haverá ‘Bingo à Moda Antiga’. Um
evento solidário que reverterá a favor do Grupo de Ação Sociocaritativo do
Luso, que trabalha com a Caritas”.
Depois do Natal, mais
concretamente a 26 de dezembro, o programa “apresenta” um concerto de canto
lírico e piano com uma cantora portuguesa, mas que vive no estrangeiro. No dia
2 de janeiro realiza-se o Concerto de Ano Novo, com a Lost Orchestra, do qual o
lusense Dinis Rego é maestro. No dia 10 de janeiro, e para finalizar os
festejos, o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão promove o Canto Tradicional
dos Reis, que percorrerá todas as Capelas da freguesia.
Centenas de pessoas no dia da
inauguração
O dia de inauguração, o dia em
que tudo aconteceu e ficou iluminado, na vila do Luso, foi um sucesso. “Um
milhar de pessoas assistiu ao acender das luzes, que contou com fogo de artifício
piromusical”, afirmou a secretária da direção da associação AquaCristalina, que
garante: “Quisemos criar um dia de marcante e acho que conseguimos. Notámos que
estavam bastantes pessoas de fora, talvez mais de dois terços”.
A escolha do local para
concentração do programa natalício também não foi escolhido ao acaso: “Sabemos
que centenas de pessoas vêm à água do Luso por dia e ao fim de semana são
milhares. Por isso, queremos captar esse fluxo de pessoas”.
Câmara da Mealhada e Junta de
Freguesia financiam evento
Para que tudo isto aconteça, a
associação AquaCristalina conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e
da Junta de Freguesia do Luso que disponibiliza um subsidio de oitenta e cinco
mil euros para os elementos diretivos possam proporcionar animação nos três
meses de verão e no mês de natal. “Para além desta comparticipação que
utilizamos na animação cultural, gastámos ainda quinze mil euros em decorações
e iluminações, que provém de fundos que a associação angaria ao longo do ano”,
explica Inês Seabra.
E que balanço se pode já fazer do
evento?, quisemos saber. “Os objetivos estão a ser bastante alcançados. Temos
pessoas que vieram no verão e agora estão a vir no Natal, muitas delas de fora
do concelho e até da região”, garante a dirigente.
“Ao Luso, no Natal, só não vem
quem não quer!”
Para Inês Seabra não há dúvidas
de que “havendo pessoas a circular no Luso, obviamente que o comércio mexe”. E
de uma maneira geral os comerciantes e gerentes dos bares concordam.
“É sempre positivo, uma mais
valia e traz pessoas. Noto que trouxe outro Natal à vila do Luso. Estas
inovações positivas só podem ser benéficas”, declarou, ao Jornal da Mealhada, o
proprietário da Casa de Chá, situada junto à Fonte de São, no Luso.
Opinião idêntica tem Diogo
Ribeiro, gerente da “Rosa Biscoito”, que alia mercearia “gourmet” com tapas,
petiscos e cafetaria. “O Luso esteve sempre muito parado nesta altura de
inverno. Com estas atividades de Natal tem sido impecável. Traz pessoas ao Luso
e mesmo aquelas que já vinham encher o garrafão acabam por parar e comprar
qualquer coisa no Mercadinho de Natal”, elogia Diogo Ribeiro, que ainda
enaltece o facto do evento “tirar as pessoas dos centros comerciais”. “Por
outro lado, a promoção e divulgação que tem sido feita é gerida da melhor
maneira. Ao Luso, no Natal, só não vem quem não quer!”, acrescenta ainda.
Mais cética encontrámos a gerente
da Loja de Utilidades do Oásis, situada no centro da vila. “No dia da
inauguração apareceu muita gente, mas nenhuma dessas pessoas são nossas
clientes”, afirma Isabel, que ainda discorda da gestão do Mercado aos domingos:
“A tenda fica repleta de comerciantes vindos de fora, que pagam pouco para lá
estar e ainda nos tiram os clientes. Isso não concordo e acho injusto. “O Luso
está bonito, é um facto, mas não traz turistas que comprem no comércio
tradicional”, lamentou ainda, ao Jornal da Mealhada, a comerciante.
Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 960, de 9 de dezembro de 2015.
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