sexta-feira, 27 de novembro de 2015

...“mealhada com paixão”...

“Saco” traz produtos e histórias do concelho

Dois, dos três, mentores da marca “Portugal com Paixão” apresentaram, na manhã do passado dia 13 de novembro, a caixa “Mealhada com Paixão”, um projeto que conta com a participação de cinco produtores mealhadenses e o envolvimento de diversos estabelecimentos de restauração e hotelaria da Mealhada e do Luso.
“Portugal com Paixão” é um projeto de três amigos mealhadenses -  António Jorge Franco, Diogo Ribeiro e Ana Mannarino – “que têm em comum o amor por Portugal e pelas suas tradições”. No fundo, o que se pretende, é “divulgar o património português realçando a singularidade de cada região em particular” e é feito através de dois produtos: “Visitas ao património imaterial – ‘Contar o que ninguém conta...’ em cada região. Nestas visitas não irão conhecer os museus, as igrejas ou os monumentos mais conhecidos... Vão explorar as gentes e os locais que realmente contam as histórias antigas e atuais de cada lugar”, lê-se num comunicado de imprensa, dos mentores do projeto, que descrevem ainda o segundo produto: “Uma Caixa – ‘Feelings in the box’, onde reunirão uma seleção de produtos gastronómicos e artesanais de cada região que têm em comum uma forte identidade. Nesta caixa estará também as histórias e vidas dos seus produtores”.

Seis produtos. Seis identidades. O mesmo concelho.

E a Mealhada foi a primeira localidade a ser trabalhada e conta com seis produtos que transmitem a alma e o bairrismo mealhadense: o espumante Rama & Selas, o vinho tinto Quinta do Carvalhinho, o bolo doce da Docealhada, as cavacas do Luso, uma peça de artesanato alusiva ao leitão de Várzeas Atelier e uma embalagem de chás do Bussaco.
Na cerimónia de apresentação, que decorreu na sede da Fundação Mata do Bussaco, António Jorge Franco garantiu: “Não fechámos o saco nestes produtos. Queremos e vamos ter mais!”. E ainda explicou: “Obviamente que não podemos colocar aqui um leitão, que é o maior símbolo do concelho, contudo, temos muitos outros. Acreditem!”.
Os locais de venda do saco “Mealhada com Paixão”, que tem um custo que ronda os trinta e cinco euros, são os dos parceiros do projeto. Cada produto possui um folheto com uma “pequena história” de cada produtor. “É um privilégio que a Câmara Municipal da Mealhada nos esteja a apoiar, essencialmente na divulgação do projeto”, agradeceu António Jorge Franco.
“Portugal com Paixão” pretende promover os produtores locais, os estabelecimentos e a própria região. António Jorge Franco ainda adiantou que “durante este mês vai ser lançado o site da marca. Um site simples, que apenas terá os locais de venda dos produtos e os locais de todos os nossos parceiros”.
António Gravato, presidente da Fundação Bussaco, começou por agradecer a escolha do espaço para a apresentação do projeto. “Sei que o fez com paixão!”, declarou o dirigente, que ainda acrescentou: “Os produtos foram muitos bem escolhidos e eu quero comprar um saco”. Sobre o local da apresentação, e ao Jornal da Mealhada, António Jorge Franco garantiu: “Em nosso entender, o Bussaco representa Portugal e esta região. Faz todo o sentido que esta cerimónia tenha acontecido aqui”.

“A Mealhada é um pequeno concelho. Se não aparecermos, desaparecemos!”

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, no seu discurso, começou por divulgar que a marca “Portugal com Paixão” terá um lugar no “Espaço Inovação”, que brevemente será inaugurado.
Mostrando-se satisfeito com a ideia, o edil afirmou: “A Mealhada é um pequeno concelho. Se não aparecermos, desaparecemos!”. O autarca fez ainda algumas sugestões. “Porque é que não coloca neste saco um ‘voucher’ a rebater nos restaurantes? Isso seria mais um desafio para servir a Mealhada. Convido-o também a ir connosco (Câmara Municipal) às feiras onde costumamos estar a divulgar o concelho. Aliás, quase que me apetece ‘obrigá-lo’ a ir…”, concluiu.


Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 959, de 25 de novembro de 2015.

Sem comentários: