Satisfeito com 7.ª Gala, Marqueiro elogiou
criação da marca
A VII Gala das “4 Maravilhas da Mesa da
Mealhada” decorreu, na noite da passada sexta-feira, na Adega Rama, no
Carqueijo. A festa, que se realiza de dois em dois anos, revalidou a continuação
dos aderentes na marca e integrou novos. Este ano, contou ainda com a novidade
de duas candidaturas na categoria “Produtos Alimentares Associados”.
A noite de 1 de julho foi de Gala para todos
os aderentes da marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e
Leitão”. Uma marca que, segundo Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal
da Mealhada, foge totalmente à regra do que os estudos de marketing estipulam
como parâmetros. “Tudo indicava que uma marca com quatro produtos não
funcionaria, mas a verdade é que esta pegou! Parabéns a quem a inventou e a
registou. Integra produtos com qualidade e que são da Mealhada”, elogiou o
edil, aos jornalistas, no final da Gala, organizada por dois mealhadenses,
Paula Gradim e Sérgio Lindo, reconhecidos no concelho da Mealhada pelas suas
intervenções artísticas.
Mas os «reis» da noite foram os produtores
e comerciantes. Assim, na categoria de “Água e Pão”, revalidaram o titulo a Sociedade
da Água de Luso, Escola Profissional Vasconcellos Lebre e as Padarias Manaia e
Madrugadora. No Vinho, os galardões foram para Milheiro Selas, RAMA, J. Rama,
Lda., Quinta do Azinhal, Manuel Ferreira da Silva, Quinta do Carvalhinho e as
Caves Messias.
Na categoria de Restaurantes os “premiados”
foram Sociedade Hoteleira Pedro dos Leitões, Nelson dos Leitões, conjunto
turístico “Quinta dos Três Pinheiros”, Churrasqueira Rocha, “Hilário”, “O
Castiço”, “Típico da Bairrada”, “Octávio dos Leitões”, “Pic-Nic”, “Rei dos
Leitões”, “Meta dos Leitões” e “Oásis”.
Receberam ainda galardões o assador “Leitão
100% Bairrada” e os estabelecimentos comerciais “Esplanada Jardim”, “Tás Ca
Larica” e Intermarché.
Mas a “grande” novidade foram os “Produtos
Associados”, uma nova categoria, que contou com duas candidaturas na área da
doçaria: Os caramujos do Luso levados por “Semedo & Bonito” e os bolos da
empresa “Docealhada”. “Faltou aqui o ‘Casticito’, um pastel que já tem marca
registada, mas que por esquecimento da sua tutora não se candidatou”, declarou
o presidente da Câmara da Mealhada, enfatizando que a marca “4 Maravilhas” está
“aberta a quem quiser fazer parte dela, sempre com espírito de inovação”.
Candidataram-se ainda, e integrarão o
projeto logo que tenham os processos de obras concluídos, o hotel “Portagem
Bairrada Center”, o restaurante “Gil dos Leitões” e a Adega Casa de Sarmento. “Muito
nos honra que queiram fazer parte do nosso projecto municipal”, concluiu ainda
Rui Marqueiro.
A animação do evento esteve a cargo do casal
mestra sala e porta bandeira da escola de samba da Mealhada “Batuque”; da
fadista lusense Edna Costa; do mágico André Lopes, natural do Canedo; do grupo
musical de Pombal “Coffee & Cigarettes”; da Orquestra de Tangos de Coimbra;
e ainda de elementos da Patinagem Artística do Hóquei Clube da Mealhada.
Avaliação introduziu “melhorias”
Recordamos os nossos leitores que “a
marca, criada e registada pela Câmara Municipal da Mealhada em 2007, procura
reforçar o posicionamento dos quatro produtos gastronómicos de excelência do
concelho, através da promoção da qualidade, da genuinidade e da tradição por
parte dos agentes económicos. E dá aos consumidores essa garantia de que, ao
entrarem num estabelecimento que exibe o selo ‘4 Maravilhas,’ está assegurada
essa qualidade que transforma uma refeição numa experiência memorável”.
A avaliação é feita por um júri
constituído por representantes de várias entidades: Escola de Hotelaria e
Turismo de Coimbra, Associação de Escanções de Portugal, Associação da
Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Centro de Formação Profissional
para o Sector Alimentar, Associação de Municípios Portugueses do Vinho e Comissão
Vitivinícola da Bairrada.
Para além da categoria “Produtos
Alimentares Associados”, a marca introduziu “melhorias” na avaliação aos
candidatos, segundo Ana Paula Pais, presidente do júri, tendo aberto o
parâmetro de degustação dos produtos e ainda dado enfoque à carta e serviço de
vinhos.
Reportagem de Mónica Sofia Lopes publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, número 975, de 6 de julho de 2016.
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