sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

...Póvoa do Garção tem um dos mais antigos gaiteiros do país...


Foi na Festa de Natal do Centro Social de Ventosa do Bairro, no ano passado, que João Vila, mais conhecido por “Professor J”, “descobriu” o “Ti Fabiano”, um dos mais antigos gaiteiros de Portugal, que é natural da Póvoa do Garção, pertencente à antiga freguesia de Ventosa do Bairro. Sem poucos recursos económicos para viver, também a sua “gaita” se ressentiu e para ganhasse uma “nova vida” foi feito um apelo na rede social Facebook.
Há seis anos que ninguém sabia nada do gaiteiro Fabiano Pereira de Almeida Cruz, de oitenta e cinco anos, mas bastaram duas músicas para que João Vila tivesse interesse em saber quem ele era. A partir daqui seguiram-se contactos atrás de contactos: António Freire e Henrique Oliveira, da Associação Gaita-de-foles de Lisboa – que procuravam o “Ti Fabiano” há anos; Mário Correia, do Centro de Música Tradicional “Sons da Terra” – que grava gaiteiros de todo o país; José Alberto Sardinha, autor da “Origem do Fado” – e que se prepara para a edição de outro livro; e Tiago Pereira, criador do portal “A música portuguesa a gostar dela própria” – que no passado dia 5 de outubro organizou o festival de música para o Presidente da República.


E foi o mediático Tiago Pereira quem veio gravar o “Ti Fabiano”, numa sessão que decorreu nos Moinhos do Lograssol, na Vacariça. “Foi nesta altura que me apercebi que a gaita estava toda estragada”, declarou, ao Jornal da Mealhada, João Vila, que não descansou até resolver o problema. “Contactei Jorge Lira, músico do grupo ‘Vai de Roda’, que colabora na construção de réplicas de gaitas coimbrãs, que se prontificou a arranjar a do ‘Ti Fabiano’ gratuitamente”, acrescentou. O ato teve ainda a colaboração de Gonçalo Cuz, arquiteto, músico e construtor de gaitas de foles.
Faltava agora dinheiro para se comprar algumas peças, nomeadamente, um fole. “Fiz um apelo na rede social Facebook e numa semana conseguimos o que queríamos”, concluiu João Vila, que a par dos nomes já referidos, mas também do Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Sabão Macaco”, de Nuno Salgado – muito ligado ao associativismo mealhadense – e da Associação Bairrada Solidária conseguiram dar novamente “vida” à gaita do “Ti Fabiano”. O instrumento foi entregue, no passado domingo, no estacionamento do restaurante “Octávio dos Leitões”, em Ventosa do Bairro.
O próximo passo passará pela gravação de um CD por parte dos “Sons da Terra”.

Reportagem de Mónica Sofia Lopes, publicada na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, de 23 de dezembro de 2013.