Quarta-feira, 20, na RTP2, às 23h 30m
Três quartos dos eleitores portugueses participaram, em 1987, nas eleições para o Parlamento Europeu. Em 2004, os votantes não chegaram a 40 por cento e as perspectivas para as eleições de 7 de Junho não são melhores. O desinteresse da opinião pública pelos assuntos europeus e a aparente falta de atenção que a comunicação social dispensa à Europa são muitas vezes apontados como causas próximas desta abstenção.
Mas será que os jornais, as rádios e as televisões ignoram, de facto, o que se passa a nível comunitário ou será que a chamada informação sobre a Europa já coabita de forma tão harmoniosa com a informação nacional que se torna difícil separar as notícias nacionais das europeias?
O tema será debatido pelos convidados desta semana: Marina Pimentel, jornalista da Rádio Renascença, especialista em questões europeias; Paulo Sande, director do gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, e Sérgio Ribeiro, economista, ex-deputado do PCP ao Parlamento Europeu.Teremos, ainda, um depoimento de Ana Isabel Martins, investigadora na área dos media. A moderadora é Dina Soares.
Sem comentários:
Enviar um comentário