domingo, 31 de maio de 2009

...alerta...

Quarta-feira, 3, na RTP2, às 23h 30m

A discussão entre Manuela Moura Guedes e António Marinho Pinto, em directo, no Jornal de 6.ª, veio dar razão a quem chama a atenção há muito tempo para a degradação progressiva do jornalismo português. A credibilidade tem-se esvaído entre a mediocridade técnica e o aviltamento deontológico. É urgente um debate alargado que envolva todas as componentes do processo jornalístico. O Clube de Jornalistas espera que o programa desta semana possa dar um contributo sério para esse debate.
Convidados:Francisco Sarsfiel Cabral – Jornalista;
João Miguel Tavares – Jornalista;
António Marinho Pinto – Bastonário da Ordem dos Advogados
(Nota: Manuela Moura Guedes não aceitou o convite para participar no programa)
Depoimentos:Estrela Serrano – Vogal do Conselho Regulador da ERC
Orlando César – Presidente do Conselho Deontológico dos Jornalistas
Moderador: João Alferes Gonçalves

quarta-feira, 27 de maio de 2009

...votar em Miguel Pereira...


O Miguel Pereira é aluno da Escola Secundária da Mealhada e foi o actor principal da prova de Teatro que esta escola levou ao palco das Escolíadas.
Agora foi eleito um dos três melhores intérpretes de Teatro deste concurso e a votação está a decorrer aqui.
Não hesitem em votar!
*Fotografia João de Oliveira Silva, colaborador fotográfico do Jornal da Mealhada

...faltarem dois dias...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

...Globos de Ouro...

Diana Figueiredo


Isabel Almeida
Elas foraaaaaaaaaaaaaaam... estas parvas... :):)

...Drama & Dance...

No passado sábado, 23 de Maio, o Drama & Dance festejou o seu segundo aniversário!
Parabéns!!!

domingo, 24 de maio de 2009

...Musicoterapia...

Blogue criado pelos alunos da Pós graduação em Musicoterapia, do Instituto Superior Miguel Torga, para que se possa conhecer o que se tem realizado no âmbito desta formação. Aqui

terça-feira, 19 de maio de 2009

...alertar...

Quarta-feira, 20, na RTP2, às 23h 30m

Três quartos dos eleitores portugueses participaram, em 1987, nas eleições para o Parlamento Europeu. Em 2004, os votantes não chegaram a 40 por cento e as perspectivas para as eleições de 7 de Junho não são melhores. O desinteresse da opinião pública pelos assuntos europeus e a aparente falta de atenção que a comunicação social dispensa à Europa são muitas vezes apontados como causas próximas desta abstenção.
Mas será que os jornais, as rádios e as televisões ignoram, de facto, o que se passa a nível comunitário ou será que a chamada informação sobre a Europa já coabita de forma tão harmoniosa com a informação nacional que se torna difícil separar as notícias nacionais das europeias?
O tema será debatido pelos convidados desta semana: Marina Pimentel, jornalista da Rádio Renascença, especialista em questões europeias; Paulo Sande, director do gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, e Sérgio Ribeiro, economista, ex-deputado do PCP ao Parlamento Europeu.Teremos, ainda, um depoimento de Ana Isabel Martins, investigadora na área dos media. A moderadora é Dina Soares.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

...dar força...



54º Festival Eurovisão da Canção decorre amanhã, em Moscovo.
Força Portugal!

terça-feira, 12 de maio de 2009

...crise...

...EARTH WATER...


Arrancou esta semana em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade.

A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertend os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.
A nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboração da Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTF Partners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo.
Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água». Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável.
Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia. http://earth-water.org/ "Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas, 80% são crianças. A cada 15 segundos morre uma criança devido a uma doença relacionada com a água.
Com a criação da Earth Water pretende fazer-se a diferença e melhorar estas estatísticas assustadoras. Ao desenvolver o conceito "You Never Drink Alone" pretende-se criar solução para a falta de água mundial.

AJUDE! DIVULGUE!

domingo, 10 de maio de 2009

...recordar o lançamento da VIA...


O primeiro número da Revista VIA, uma edição da empresa JM — Jornal da Mealhada, Lda, proprietária do Jornal da Mealhada, foi lançado ontem, 9 de Maio, no Grande Hotel de Luso.
VIA é uma revista de divulgação histórica e cultural, de periodicidade semestral, especialmente dedicada à valorização do património do município da Mealhada, e dos concelhos vizinhos — Anadia, Cantanhede, Mortágua, Penacova e Coimbra —, da região da Bairrada e do Buçaco.
O primeiro número da VIA é dedicada aos acontecimentos ocorridos em 25 de Março de 1949, quando, no Luso, foi preso pela PIDE Álvaro Cunhal e Militão Ribeiro, dirigentes do secretariado do Partido Comunista Português, a viver na clandestinidade. Rude golpe na oposição ao Estado Novo acabou por ser momento decisivo na repressão aos comunistas e na história de Portugal do Século XX. Os antecedentes históricos e políticos, as consequências da prisão, o relato pormenorizado e aprofundado dos acontecimentos ocorridos nessa madrugada, e uma entrevista exclusiva com Sofia Ferreira, são assuntos tratados na revista que tem, ainda, fotografias e relatos da vida, do ambiente e da paisagem do Luso no final da década de 1940.

...Dia Mundial do Doente com Lúpus...

A 2 de Junho de 2006 descobri que tinha lúpus... tudo mudou desde então...

Não sabia o que era, se mais alguém o tinha e muito menos que seria para o resto da vida. Apenas tinha uma certeza: sentia-me muito doente!

Procurei relatos de outros doentes na internet e de todos os que estão aqui, escolhi este para assinalar o dia de hoje...


11 de Fevereiro de 2007

Chamo-me Inês tenho 20 anos e foi me diagnosticado lúpus há quase um ano…Os meus sintomas começaram a aparecer vai fazer 4 anos fui internada e tive crises constantes durante esse período sem nunca ter uma resposta sobre o que passava…O diagnóstico adveio de uma crise muito grave que fez “explodir” toda a sintomatologia de as dores a febre as manchas os inchaços a infecção renal a dor aguda no peito e fui perdendo lucidez durante o período que tive sem a assistência médica….Infelizmente ou felizmente foi o assim que se chegou a conclusão de que teria lúpus…Não fiquei chocada fiquei um pouco revoltada, triste, assustada mas por outro lado aliviada, havia passado por imensos médicos, fisioterapias tudo o que havia para fazer de exames e não se sabia afinal o que despoletava tudo… Queria só dizer que o lúpus não e um drama, e todos os portadores sabem isso porque somos obrigados a ir constantemente a hospitais onde percebemos que há situações bem mais criticas do que a nossa, não quero de todo dizer que o lúpus é uma banalidade sabemos a sua perigosidade, a atenção que exige, a incapacidade que cria, nos momentos de crise sofremos de forma muito ingrata a sua manifestaçao …Ainda assim, erguerem sempre que o LES me derruba, pela compreensão, carinho, apoio e por serem simplesmente tão especiais… todos os dias vivo usando e abusando dos sorrisos que eles me devolveram quando chorei… Sou feliz, sou muito feliz, não me sinto diminuída nem menos capaz do que qualquer outra pessoa em nada, faço uma vida perfeitamente normal embora tenha o plaquinol como aliado. Estou convencida de que o truque é viver, viver e viver ainda mais, nunca me resignarei a simplesmente sobreviver, o que o lúpus me faz não é nada perante todas as coisas que posso, quero e irei fazer. À minha família e amigos que sofreram e sofrem horrores de forma reflexa esta minha doença, resta-me agradecer por me terem erguido.

Ines Mendes <inesita_mendes@hotmail.com>

sexta-feira, 8 de maio de 2009

...7.ºA...

Os alunos do sétimo ano da turma A da Escola Básica 2,3 da Mealhada tomaram esta iniciativa e eu gostei:

...Queima das Fitas...


Cortejo da Queima das Fitas de Coimbra, no dia 3 de Maio de 2009.

(Desconheço o autor da fotografia, mas foi bem apanhada!)

...patinho feito...

Histórias de amor bonitas, comovem-me sempre!

...piada...

Dá cá uma raiva...

Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na tua cama, com a luz apagada e te perguntam:

- Estás a dormir?

- Não! Estou a treinar para morrer!

terça-feira, 5 de maio de 2009

...Drama and Dance...


No próximo sábado, 9 de Maio, pelas 21 horas, no palco da Filarmónica Pampilhosense, o Drama & Dance terá a honra de apresentar a parceria D&D com Duende... trata-se do trabalho: "Drama & Dance ao som de Duende"!
Duende é um trio de músicos liderado pelo conceituado professor de conservatório Ragner Tovar (guitarra acústica) acompanhado de António (percussão) e Alice (voz).
“O trabalho que irá estrear este sábado consiste num concerto dançado que esperamos atrair-vos tanto quanto a nós nos entusiasma a cada ensaio... os acordes tocados ao vivo serão interpretados pelos movimentos e histórias corporais do D&D! Um espectáculo a não perder!”, promete Paula Gradim, mentora do Drama & Dance – Associação Cultural e Artística .
Os bilhetes custam 3.50 euros e podem ser reservados através dos números de telemóvel 919 406 494 ou 948 984 154 e através do correio electrónico: drama.and.dance@hotmail.com.
Vamos todos apoiar!
Fotografia: João de Oliveira Silva – Colaborador fotográfico do Jornal da Mealhada