segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

domingo, 16 de fevereiro de 2014

...os meus avós maternos me terem dado uma lição sobre o significado de AMOR...


Durante muitos anos, o meu avô materno levava sempre as suas "mulheres" (esposa, filha e neta) a jantar fora no "Dia dos Namorados"...
Depois, com a reforma pequenina começou a presentear a minha avó. Um ano com chocolates, outro com um anel, outro um ramo de flores,...
Agora, com a reforma pequenina, começou a ser original...

Este ano superou tudo: Fez este trabalho manual para dar à minha avó...
Almocei com eles no dia 14 de fevereiro e até espumante houve à refeição...

O meu avô tem 84 anos e a minha avó 70 e tal....

Penso para mim: Terão eles me dado uma grande lição do que significa o amor?


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

...Maciel de “Amor à Vida” é o Rei do Carnaval da Mealhada...



Kiko Pissolato, Maciel na telenovela “Amor à Vida”, transmitida diariamente na SIC às 23 horas, é o rei do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada. Consigo traz a “Rainha” Bruna Anauate, sua esposa há sete anos, que também participará nos corsos carnavalescos da Mealhada, que se realizam nas tardes dos próximos dias 2 e 4 de março. Este ano, a Associação de Carnaval da Mealhada (ACB) vai ter ainda a “Festa da Criança”, na Tenda Gigante, no dia 23 de fevereiro.
“O grande obreiro do Carnaval é a Câmara da Mealhada, que nos ajuda financeiramente, com a logística e ainda nos cede casas de banho e um armazém, onde temos os melhores carros alegóricos do país”, começou por dizer Fernando Saldanha, presidente da ACB, na conferência de imprensa, que se realizou na manhã da passada sexta-feira, numa nova sede, na Quinta dos Coutos, na cidade da Mealhada.
Em 2014, o evento conta com três escolas de samba – Sócios da Mangueira, Batuque e Amigos da Tijuca -, sete carros alegóricos, uma dezena de grupos de animação, mil e trezentos figurantes e muitas noites de festa, até porque os festejos têm início uma semana antes, com um Festival de Pagode, que se realiza na noite de 21 de fevereiro.


A grande novidade desta edição é a “Festa da Criança” que contará com palhaços, ilusionistas, malabaristas e danças infantis. “Gostávamos que a Tenda Gigante enchesse. Queremos incentivar as crianças e os pais a gostar mais do Carnaval”, declarou Fernando Saldanha, apelando a Guilherme Duarte, vice-presidente da autarquia, que informe as escolas do concelho da Mealhada. “Há dez anos que não se realiza e está aberta a todas as crianças do concelho e de fora”, disse ainda o dirigente da ACB.
O representante da autarquia aproveitou a oportunidade para enaltecer a importância do Carnaval da Mealhada “no concelho, na região e em todo o país”. “Ouvimos sempre rasgados elogios a este Carnaval. É muito oportuno e estamos gratos”, acrescentou.
Recorde-se que a escola de samba “Sócios da Mangueira” tem como tema “Ay Arriba I Arriba! I viva el México”, o Grémio Recreativo Escola de Samba (GRES) “Amigos da Tijuca” sai à rua com “Rio com o Rio” e o GRES Batuque com “Tens medo de quê?”.
Saldanha prevê um orçamento de cento e vinte mil euros para o evento, sendo que a Câmara Municipal comparticipa com 84 mil euros. A entrada por pessoa nos corsos é de cinco euros, preço que se mantém há uns anos e a animação noturna é gratuita, excetuando as noites de 22 de fevereiro, 1 e 3 de março. No dia 28 de fevereiro realizar-se-á a apresentação dos temas das escolas de samba com a presença dos reis de Carnaval.
Questionado sobre o facto de a escolha do rei poder ser português e não brasileiro, o dirigente, que não disse o valor do mesmo, afirmou querer “manter a tradição” e garantiu que “os atores portugueses são mais caros que os brasileiros”.
No final, e relembrando a edição de 2013 que apenas contou com um corso sempre debaixo de chuva, o presidente da direção da ACB confessou: “Só peço que o São Pedro nos ajude”.

Texto de Mónica Sofia Lopes, publicado na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, de 5 de fevereiro de 2014.
Fotografia de Marta Santos.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014