sexta-feira, 25 de outubro de 2013

terça-feira, 22 de outubro de 2013

...Jornal da Mealhada...




O Jornal da Mealhada, titulo com quase vinte e oito anos, foi doado à Santa Casa da Misericórdia da Mealhada em julho de 2012. Tem, neste momento, mil e oitenta e seis assinantes nacionais, cento e vinte e seis no estrangeiro e vende em banca quase duas centenas de jornais, quinzenalmente.
Iniciou funções sob a direção de Nuno Castela Canilho e em 16 de dezembro de 2012 o professor Braga da Cruz, “irmão” na SCMM, assumiu o cargo de diretor do quinzenário.
Atualmente, esta valência tem dois funcionários: Rogério Andrade, responsável pelo Departamento Comercial e Mónica Sofia Lopes, jornalista no título há quase uma década. Tem ainda o apoio de Afonso Simões, jornalista desportivo, e Nuno Castela Canilho na paginação. Na colaboração existem alguns nomes de extrema relevância, nomeadamente, Ferraz da Silva, Renato de Ávila, João Vasconcelos e Manuel Balsas. No apoio à fotografia o Jornal da Mealhada tem como parceiro a empresa Foto Rei.
“O jornal tem sido ‘construído’ com o número mínimo de trabalhadores, procurando responder às necessidades económicas, sem esquecer a realização de um trabalho que dignifique quem o faz servindo quem nos lê. Tal só tem sido possível graças ao empenho e dedicação de todos os colaboradores”, explica Braga da Cruz, que acrescenta que “o passo seguinte será passar o quinzenário a semanário, mas no contexto atual torna-se pouco viável. Esperamos melhores tempos…”.

JM em papel, online, na rádio e na BairradaTV

Com o passar dos anos, o Jornal da Mealhada não deixando nunca as suas raízes tradicionais, foi crescendo e acompanhando a evolução dos meios tecnológicos. Em 2007 “criou” um sítio na internet – www.jornaldamealhada.com -, que tem atualização diária e uma média de visualizações por noticia de quatrocentas e trinta e duas. No site é ainda possível que os leitores se registem na “newsletter” e, desta forma, poderem receber, na caixa eletrónica desse registo, as principais notícias publicadas na plataforma on-line.
O página do Jornal da Mealhada na rede social Facebook é também um grande veículo de chegar cada vez mais longe e ao maior número de pessoas possível. Em média, por semana, atinge perto de três mil visualizações e mais de mil e seiscentos utilizadores já fizeram “GOSTO”…
Também ao longo dos anos, e com alguns interregnos, o Jornal da Mealhada mantém, neste momento, uma parceria com a RCPfm (92.6) onde, quinzenalmente, aos dias em que a edição impressa chega às bancas, se procede um direto, cerca das 11 horas, a dar a conhecer as principais manchetes de cada edição.
A mais recente parceria, estabelecida este ano de 2013, aconteceu entre o Jornal da Mealhada e a BairradaTV com a criação da Síntese Informativa da Mealhada, onde a jornalista Mónica Sofia Lopes apresenta e desenvolve, no canal on-line http://www.bairradatv.com/, os principais títulos de cada edição impressa. O canal é propriedade de Paulo César Farjado e Rosa Gonçalves e tem como repórter de imagem Gonçalo Ermida.
“A efetivação de algumas parcerias tem conseguido levar mais longe o nome e as ações deste jornal, que quer continuar a servir a Mealhada”, conclui Braga da Cruz.

Quem é Braga da Cruz?
Nascido em Vilamar (Febres), em 1942, tem formação ligada ao Ensino, tendo sido professor primário e secundário.
A paixão pela rádio começou com a música quando, em Coimbra, iniciou programas como delegado da Rádio Universidade de Lisboa, em 1962, e, mais tarde, foi fundador do Centro Experimental de Rádio da Associação Académica de Coimbra.
Passou pelas rádios Altitude, Voz Lisboa e Rádio Clube Português (RCP). Nesta última foi convidado a ser delegado na zona centro do país. É como locutor da Rádio Difusão Portuguesa (RDP) que ficou conhecido e onde esteve até se reformar, há cerca de dez anos.
Agora com setenta anos e uma forte ligação à cidade de Coimbra continua a ter muita atividade. É diretor do Jornal da Mealhada; preside ao conselho fiscal da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, ao conselho técnico da Associação de Futebol de Coimbra, ao conselho fiscal do Sport Clube Conimbricense e ao Clube da Comunicação Social de Coimbra, que tem uma emissão on-line de vinte e quatro horas diárias. Neste clube, Braga da Cruz quer trazer uma frequência radiofónica para Coimbra e construir a Casa da Comunicação Social na cidade.
Já foi presidente do Lions Clube de Coimbra, treinador de basquetebol do Olivais Futebol Clube e do Clube Académico de Coimbra e delegado da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Na direção presidida por João Moreno, o professor Braga da Cruz desempenhou as funções de vice-presidente da Académica/OAF.

Reportagem de Mónica Sofia Lopes, publicada na edição especial dos 107 anos da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, no quinzenário JM.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

...mensagem para o Roger...

Uma redação toda minha...
Muitas secretárias e cadeiras só para mim...
Eu e o gajo do teu telefone completamente alucinados...

ALEGRIA NO TRABALHO, XALABÉU!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

...Bussaco visitado por um “buggie”...



A Fundação Mata do Bussaco e o Município de Penacova apresentaram o projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco”, na manhã da passada quinta-feira, no Convento de Santa Cruz, no Bussaco. Um passeio único, diferente e que apetecerá repetir é o que o futuro reserva à Mata do Bussaco, através de um trajeto em “buggie” (automóvel), auxiliado pelas novas tecnologias.
“Divulgação da região e captação de turistas; preservação da biodiversidade da Serra do Bussaco, dando-a a conhecer e proceder ao respectivo combate das invasoras; preservação dos monumentos do Bussaco; e ver o Bussaco como um todo, tendo em conta todos os parceiros existentes nas zonas envolventes” são os objetivos fundamentais deste projeto na visão de António Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Bussaco.
Coube a Luís Rodrigues, Técnico de Turismo da Câmara de Penacova, apresentar o projeto. “O turista quando viaja procura experiências únicas e é isso que pretendemos com o auxílio da empresa Extramotion, onde teremos uma oferta interactiva com recurso às novas tecnologias. Isto vai permitir que as pessoas visitem o Bussaco de forma autónoma”, declarou o técnico, que ainda acrescentou ser fundamental “as parcerias com as Câmaras Municipais envolventes, Universidades e Associações de Desenvolvimento Regional”.
O futuro “buggie”, que poderá ser conduzido a partir dos dezasseis anos, será munido de uma plataforma virtual de navegação. “O turista vai sozinho com autonomia fazer o trajeto, contudo, tudo estará em efeito remoto, através de um GPS, para que esteja em segurança”, declarou um dos elementos da empresa Extramotion.
Para Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova, o turismo em Penacova tem que viver “do Bussaco e de Coimbra”. “A Fundação é o exemplo de um espaço que existe para resolver os problemas. Foi uma excelente solução”, acrescentou o edil.
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, garante que este projeto é importante porque “valoriza o património; nasce na região Centro, que agrega dezenas de municípios; e pode ter um forte crescimento internacional, se se pensar no mercado francês e inglês”. “Se cada um de nós fizer a nossa parte, acho que estamos ‘condenados’ ao sucesso”, garantiu.
Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, a quem coube o “encerramento” da apresentação, declarou: “Hoje mais uma vez o 26 de setembro faz história no nosso concelho”. “Tenho orgulho em ver a dedicação e paixão com que a Câmara de Penacova abraçou este projeto. O Bussaco é muito grande para ser só disputado pelo Município da Mealhada. Temos muito a explorar aqui com parceiros fortes e ativos”, concluiu.
No final, para além de uma demonstração de um pequeno percurso num dos “buggies” da empresa, houve também um pequeno “lanche” feito e servido pelos alunos do curso de Restauração - Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL).

Texto de Mónica Sofia Lopes publicado na edição impressa do quinzenário Jornal da Mealhada, de 2 de outubro de 2013.