domingo, 13 de março de 2011

...ter visto e de ter gostado...


Todos nós, em algum momento da nossa vida, precisamos de ultrapassar os limites e sobreviver! Contudo, quanto mais perto estivermos dos "nossos", mais depressa e melhor esses momentos são faceis de serem ultrapassados!

Terá sido esta mensagem?

sexta-feira, 11 de março de 2011

...lembrar o dia de ontem: Dia Mundial do Rim...

Um em cada 10 adultos pode sofrer de doença renal crónica. Na região Centro estima-se que existam 200 mil pessoas com este problema, nos seus diversos estádios de evolução, mas, porque nem sempre existem sintomas, a maioria só se apercebe da doença tarde demais. Todos os dias, os hospitais de Coimbra recebem um novo doente em tratamento de diálise.
Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), «a maioria dos rins transplantados provêm de dadores cadáveres e apenas 63 dos 595 transplantes realizados em 2009 vieram de dadores vivos». Rui Alves, da FMUC, disse ontem que, desde há cerca de um ano e meio, a lei permite a doação de rins mesmo a pessoas não aparentadas, no entanto aspectos de natureza cultural e a eventual falta de informação fazem com que a percentagem de dadores vivos seja ainda pequena.
Noticia completa do DC aqui