segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

...nevar na Eslovénia...

Cai neve na Eslovénia... faz frio no meu passeio... lalalalalalallla

*Aproveita bem que estás quase a chegar ao calor da Mealhada :)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

...24.º Aniversário do Jornal da Mealhada...


A actividade jornalística do concelho da Mealhada no século XX é notável. Teve quase sempre imprensa local – durante alguns períodos até com vários títulos –, e apenas entre Janeiro de 1976 e Dezembro de 1985, curiosamente, no alvorecer da Democracia, não há registo de publicações de imprensa local na área do município. É precisamente nos finais de 1985, com data de 10 de Dezembro, que nasce o Jornal da Mealhada, pela mão de Fernando Queiroz – cidadão de Valongo e director do Correio do Douro.
O Jornal da Mealhada põe um fim à vacatura jornalística de quase dez anos e vai crescendo e ultrapassando vicissitudes e grandes desafios tornando-se, com vinte e quatro anos, o segundo mais longo projecto jornalístico do concelho da Mealhada – o recorde é do jornal Bairrada Elegante, que foi publicado durante trinta e três com este nome (entre 1916 e 1949) e depois com a designação de Bairrada (de 1949 a 1964).
Já noutros aniversários do Jornal da Mealhada lembrámos a ambiência em que o concelho vivia em 1985 e nos anos seguintes, que, de certa forma, justificam o seu nascimento e os primeiros passos da publicação: “Nascido da torrente de modernidade e arrojo que se verificou no município da Mealhada nos meados da década de oitenta do século passado, o Jornal, a par do Centro de Cultura, por exemplo, foi dos filhos mais queridos da geração desse tempo e o que até hoje sobreviveu” – Editorial ‘Agora como antes’, na edição de 10 de Dezembro de 2008.
O vigésimo terceiro ano da vida do Jornal da Mealhada, e da empresa sua proprietária, revelou-se muito exigente e decisivo para o futuro da instituição.
No final do ano de 2008, a empresa registou uma alteração significativa na sua estrutura societária, o que permitiu a superação de algumas dificuldades que, de outra maneira, seriam intransponíveis.
Por outro lado, aproveitando o ‘know-how’ dos profissionais da redacção do jornal, a empresa proprietária abalançou-se na fundação e desenvolvimento de outro órgão de imprensa regional, o FRONTAL, cuja acção incide sobre os concelhos de Mortágua e de Penacova, registando-se, desde Maio de 2009, um crescimento, uma preferência e uma notoriedade muito significativos, para os quais a credibilidade do título Jornal da Mealhada em muito terá contribuído.
O aproveitamento do património histórico de duas décadas do Jornal da Mealhada permitiu, ainda, o desenvolvimento de outras acções que neste último ano foram sendo preparadas e que a seu tempo verão a luz do dia. A fundação da revista VIA foi apenas a primeira de um conjunto de iniciativas que a empresa proprietária do jornal pretende levar a cabo nesta área de desenvolvimento do seu património.
O envolvimento do Jornal da Mealhada com a comunidade dos que são naturais do município mealhadense, ou nele apenas residem, é uma história de quase um quarto de século. O jornal procura implicar-se e apoiar as iniciativas de associações, de instituições oficiais, de movimentos assim como de acções de relevância social dos cidadãos. Como exemplos, lembramos que a empresa proprietária do jornal foi, no concelho da Mealhada, a primeira a aderir ao projecto Limpar Portugal e será, no Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada de 2010, a organizadora do concurso de escolas de samba, incumbência que assume pela quarta vez consecutiva.
Nesta altura, em que celebramos mais um aniversário, renovamos o compromisso solene – que, assim pensamos, é também o dos sócios da empresa, da redacção e de todos aqueles que connosco colaboram – de não colocar nunca em causa os princípios basilares da publicação Jornal da Mealhada claramente expressos no seu estatuto redactorial. Pela tradição, pelo compromisso, mas, acima de tudo, porque fazer o contrário significaria adulterar o rumo de uma publicação de comunicação social que tem leitores, tem assinantes dedicados e cuidadosos, esclarecidos e atentos, tem anunciantes motivados e satisfeitos com o retorno do investimento efectuado neste jornal para a divulgação das suas empresas e dos seus produtos ou serviços.
O próximo ano – que será o das bodas de prata – terá a prossecução de objectivos a que há algum tempo demos preferência como tais como o do esforço de afirmação das nossas edições na Internet, e o da adequação à modernidade, sem perder o que de mais genuíno tem o Jornal da Mealhada. Abalançar-nos-emos em novos desafios, que, certamente, ultrapassaremos – os que forem surgindo e os que a nós próprios proporemos –, sempre no seguimento do que de melhor têm a herança e a tradição do Jornal da Mealhada, isto é, procurando superar as dificuldades que se nos apresentarem sem esquecer, sejam quais forem as circunstâncias, o lema por que ele sempre se tem guiado desde a sua fundação: garantir aos seus leitores intervenção séria e criteriosa, independência e honestidade na informação.
Editorial de Nuno Castela Canilho (Director do Jornal da Mealhada)
In JM 771

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

domingo, 6 de dezembro de 2009

...recordações...

...estar quase a dar os parabéns...

Hoje sinto-me a sorrir...
Hoje trabalhei muito, mas senti-me compensada...
Hoje percebi que o JM sem o NCC fica ainda mais gelado...
Hoje almocei em familia...
Hoje sinto-me feliz...

Hoje é véspera:
De a grande Tucha, Carmenzita, Carmela e também best friend fazer trinta anos...
E de dar os parabéns à grande Mulher que deu à luz o amor da minha vida...