quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

...bad news...

Imprensa será a mais sacrificada pela crise

http://dn.sapo.pt/2009/01/29/media/imprensa_escrita_sera_a_mais_sacrifi.html

PEDRO FONSECA

Previsões. A imprensa vai ter de repensar o seu negócio impresso e 'online'. Os espectadores vão ver mais televisão e os conteúdos 'online' fornecidos pelos utilizadores podem ter de ser pagos. A antevisão é da consultora Deloitte no seu relatório anual sobre Tecnologia, Media e Telecomunicações em 2009.
A imprensa vai continuar a enfrentar desafios mas os países desenvolvidos serão os mais afectados porque a literacia está a aumentar nos outros. Podem surgir novos modelos de negócio incluindo infra-estruturas partilhadas e edições apenas online.

"Uma em cada 10 publicações impressas pode ser obrigada a reduzir a frequência de impressão, a cessar a impressão física ou, em alguns casos, a encerrar", estima a consultora Deloitte no seu recente relatório anual sobre Tecnologia, Media e Telecomunicações em 2009. Nem os jornais gratuitos, assentes apenas na publicidade, estão imunes à crise.

A quebra de leitores, das vendas de jornais, dos anúncios e do preço da publicidade enfraqueceu o sector, sem que a grande maioria tenha conseguido equilibrar os custos de exploração das edições online. Como o modelo online suportado na publicidade não está a funcionar, os editores devem reconsiderar essa estratégia, nomeadamente na análise de modelos de assinaturas ou na redução da sua presença na web.

"Os jornais japoneses já restringiram a sua presença online e os seus títulos sofreram quebras menores em leitores e anúncios do que os seus pares americanos e europeus", refere o trabalho. O desafio é que podem passar vários anos "antes de os leitores estarem preparados para pagar por conteúdos antes gratuitos".

"O sector global da edição terá provavelmente um 2009 doloroso", tanto mais que a falta de capital deve desincentivar aquisições, pelo que os governos podem adoptar "regimes regulatórios mais favoráveis" e os sindicatos "uma maior flexibilidade e concessões salariais para manter os títulos a funcionar".

Os despedimentos "podem por si só não ser a salvação", até porque "títulos que já despediram mais de metade dos seus funcionários" continuam em situação crítica.

Ao contrário da imprensa, a televisão terá um ano razoável - se souber captar investimento publicitário. O tempo médio semanal em frente ao televisor deve aumentar 30 minutos por espectador. A tendência, já notada no final de 2008, acompanha o maior tempo passado no lar mas o switch off (passagem do analógico para o digital) em vários países cativará igualmente os espectadores.

Já a TV móvel não se irá generalizar este ano nem provavelmente em 2010 mas os telemóveis podem ser complementares à TV tradicional, com modelos de negócio inovadores. Já existe uma "percepção mais madura" de como podem disponibilizar formatos publicitários, entendendo--se o potencial do seu "minimalismo" para campanhas publicitárias.

O consumo de rádio pela Internet tenderá a interessar mais pessoas. Com quase 1500 milhões de utilizadores da Internet, com mil milhões em banda larga, a rádio online pode crescer 20%. "As rádios na Internet têm o potencial de monitorizar o quê, quando e quão regularmente os consumidores a ouvem - prometendo uma poderosa plataforma para os anunciantes" publicitários.

Fora de casa, a lista prevista de filmes em 3D pode cativar os espectadores, sendo a sua aceitação limitada pelas salas com capacidades técnicas de projecção neste formato e a falta de verbas para a sua reconversão.

No geral, "as condições económicas, as preferências de consumo de media e os avanços da tecnologia digital terão impacto na despesa dos consumidores e no investimento das empresas", antecipa Phil Asmundson, vice-presidente da Deloitte.

O relatório está disponível em www.deloitte.co.uk/tmtpredictions/.

...Carnaval de 2009...

Segundo a Martinha, o rapaz não está favorecido neste cartaz! :)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

...recordar a Gala do Desporto...


Disto sim, a malta gosta :):)

Fotografia de João de Oliveira Silva (Fotojornalista do Jornal da Mealhada)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

...antidepressivos...

Hoje fui ao médico... ele aconselhou-me a tomar "este" comprimido duas vezes por dia... Não o encontro é em lado nenhum... :)

sábado, 24 de janeiro de 2009

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

...http://www.clubedejornalistas.pt/...

“Qual a função dos comentadores nos media?”

Foi este o tema de ontem do programa Clube de Jornalistas. Manuel Rebelo de Sousa disse umas coisas engraçadas, que me fizeram pensar. Em breve a emissão estará no sitio da internet http://www.clubedejornalistas.pt/, vejam…

Não há leitor de jornal, ouvinte de rádio ou visionador de televisão que não esbarre diariamente num colunista, num analista, num comentador ou, muito prosaicamente, num «especialista» qualquer. Há, até, comentadores multiplex, que espalham as suas convicções por mais de um meio, e há os polivalentes, que discorrem enfaticamente sobre todos os assuntos. E há os políticos comentadores: governantes, ex-governantes, futuros governantes. Os papéis entrecruzam-se e as opiniões, muitas vezes, servem mais para confundir do que para esclarecer o público. É este o tema desta semana do Clube de Jornalistas. Para o debater, teremos em estúdio, por ordem alfabética, José-Manuel Nobre-Correia, professor na Université Libre de Bruxelles, Marcelo Rebelo de Sousa, comentador da RTP 1, e Vicente Jorge Silva, jornalista. Moderação de João Alferes Gonçalves.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

...piada...

O Benfica é:
- O maior clube do mundo, do universo, quiçá até de Lisboa. Disto não há duvidae temos o Guiness para provar.
- O clube com as gajas mais feias (mentira!!!!!!!) eheheh. Em Portugal se não fossem as sportinguistas , nós benfiquistas andavamos a dar com a cabeça nas paredes.
- O clube com os presidentes mais labregos. Ex.: Vilarinho e Luis Filipe Vieira
- O clube com o maior numero de bebados de tinto nas bancadas durante um jogo em casa. E disto tb não há qualquer duvida.
O Sporting é:
- O clube com a maior comunidade de betos ao cimo da terra. Já vi vários jogos no estádio do sporting e é vê-los com o seu polozinho Gant, o seu sapatinho vela e o cabelinho "à fodasse". Até faz impressão.Os betos do sporting não se enfurecem quando o sporting perde... ficam agastados; não chamam "filho da put@" ao arbitro... viram-se para o adepto ao lado apontado para a jogada e dizem "viu este lance?!... é um escandalo!"; não queimam o cartão de sócio quando perdem com o benfica.... resignam-se e vão esquecer para a Kapital.
- O clube com o maior numero de Skinheads. Bem... não podiam ser do benfica porque, o maior jogador de todos os tempos do benfas ...é preto! Dão um certocolorido ao clube. De um lado temos os senhores doutores bem vestido e do outro... os barbaros skinheads... parece um quadro de caça, os Lordes a cavalo e os cães raivosos a espumar da boca à volta à procura da lebre.
- O clube com as mulheres mais boas deste pais. Já vi rabinhos naquele estádio que me deixaram a pensar que o bilhete de época nem é assim tão caro. E quando elas saltam para comemorar golo... tudo salta com elas... é uma alegria.
- O clube com a maior casa de banho do mundo! Auto-explicativo.
O Porto é:
- O clube com as adeptas mais ordinárias do mundo. Juro que é. Por vezes, em transmissões televisivas, ouço palavrões que nem sabia que existiam. Elas saltam da bancada e chamam coisas ao arbitro que acho que... nemdá para ser.
- O clube com o estádio mais arejado do mundo.
- O clube com o recorde de estações de serviço vandalizadas. Sempre que vêem jogar a lisboa...pimba! vai de lixar uma estação de serviço. Vai de partiraquela merda toda, apenas para acalmar a derrota... ou então para comemorar a vitória.
- O clube com o bicho mais estupido como mascote!... epá... sonho com o dia que o Porto (também nisso) resolva imitar o benfas e solte o dragão do topo do seuestádio para vir aterrar cá em baixo... ao pé dos jogadores. (No sporting foi pensado algo semelhante. Como o leão não voa, a ideia era catapultar 1, em cada jogo em casa, de maneira a acertar no circulo do meiocampo ou, com um pouco de sorte, no Tello. Ainda não tiveram autorização da direcção)
- O clube com a direcção mais Mafiosa. Consta que nas reuniões da direcção, é beijado o anel de Pinto da Costa e são sacrificados Benfiquistas para dar decomer aos Defesas Centrais dos escalões de formação.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

...Carlinhos...

O Carlos foi em busca da sorte no país que o viu nascer. Para isso deixou amigos, família, casa, carro e a busca incessante por um emprego na área da comunicação. Conclusão: Em menos de um mês conseguiu emprego e está neste momento na RTP África :)

* Ó Carlos esta era a única foto que eu tinha tua. Foi no Baile de Gala, onde tiveste cerca de duzentas e cinquenta mulheres atrás do teu lacinho :)
Ao Xé coube a tarefa de te tirar esta grande fotografia. A mim coube-me a tarefa de a tornar pública :)

...gritar...

domingo, 11 de janeiro de 2009

...Fernando Pessoa...

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

...neve...

Este fim-de-semana nevou no Buçaco... As minhas amigas estiveram lá e mostraram-me o que viram...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

...ano novo...


Muita saúde, muito dinheiro, muito trabalho, muita comida, muito sexo, muitos amigos, muitas pestanadas, muitas noites, muitos dias... opa muita coisinha... Um óptimo 2009 para mim e para todos os meus...